Um exemplar dessa árvore você pode ver ao lado da Igreja Matriz de São João Batista - Faça uma visita
Mirandópolis-SP. - Árvore com uma floração muito vistosa, diretamente no tronco. Ultimamente vem sendo usada em paisagismo, apesar dos inconvenientes dos grandes frutos, que apodrecem e exalam cheiro desagradável. Floresce durante quase todo o ano, Porém com mais intensidade entre Outubro e Novembro.
Sinon.: Lecythis bracteata Wlld., Couroupita
surinamensis Mart..
Família: LECYTHIDACEAE
Nomes comuns: cuiarana, castanha-de-macaco,
árvore-de-macaco, amêndoa-dos-andes, cuia-de-macaco
CARACTERÍSTICAS GERAIS
Árvore de 8 a 35 m de altura. Ramos acinzentados , com cicatrizes foliares na forma de calos. Folhas alternas, simples, espiraladas, de até 18 cm de comprimento, glabras, verde-escuro e brilhante na face superior; pecíolo curto, aveludado. Inflorescências densas longas, revestindo todo o troncom até as ramificações superiores; flores de 5 a 6 cm de diâmetro, amarelas tingidas de vermelho extrenamente, carnosas, muito atraentes. O fruto é uma cápsula, globosa do tipo pixídio, acastanhado, com cerca de 20 cm de diâmetro, provido de seis protuberâncias leves no ápice; polpa azulada e sementes comestíveis.
OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIA
Espécie decídua. Ocorre desde a Costa Rica, Panamá,Colombia, Venezuela, nas Guianas até o Brasil, nas florestas ombrófilas da Amazônia legal, sendo características de terrenos inundáveis de beira de igapós e margem de rios.
PROPRIEDADES DA MADEIRA E OUTROS USOS
Madeira parda clara, macia, leve e poco durável. Usada para fabricação de embalagens leves, folhas faqueadas, para compensados, brinquedos, artefatos leves, etc. Devido à sua beleza durante o florscimento, é excelente para o paisagismo em geral. Porém, apresenta o inconveniente do grande tamanho e peso dos frutos. As sementes são comestíveis e a casca fornece febras usadas para a produção de cordoalha rústica.
Flor: Outubro a Dezembro
Fruto: Dezembro a Fevereiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário