quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Jorginho Maluly é denunciado por peculato no STF

Mirandópolis-SP. – O Ex-prefeito Jorge de Faria Maluly e outras 06 (seis) pessoas suspeitas de formação de quadrilha acabam de ser denunciados no STF – Supremo Tribunal Federal em Brasília, por crime contra a administração Pública (perculato), e irregularidades em licitações públicas.
Os crimes, ocorrido na administração do ex-prefeito Jorginho, teriam sido causados por uma quadrilha que teria desviado recursos municipais através de compras inexistentes, e um sistema de notas frias e clonadas.
O inquérito, hoje com 08 (oito) volumes, divididos em 1677 páginas, foi aberto em 2001, após denúncia da ONG – Organização de Defesa dos Interesses de Mirandópolis. Neste ano, (2007) visualizando que o inquérito se encaminhava para a prescrição, sem que os eventuais culpados, entre eles o então prefeito Jorginho Maluly, fosse denunciado, a ORDEM requereu que o processo fosse desforado (transferido) da Comarca de Mirandópolis, para a Justiça Federal em Araçatuba, visto que os crimes e os recursos desviados tinham como origem verbas do FUNDEF, logo de responsabilidade exclusiva da Justiça Federal.
O inquérito foi protocolado em 02/08/2007 e recebeu o nº 200761070013593 no STF, distribuído ao relator MIN. RICARDO LEWANDOWSKI, onde corre em segredo de justiça.
Em 08/08/2007, foi aberto vistas ao processo, com seus 08 (oito) volumes e 1677 páginas, ao Procurador-Geral da República, onde ainda se encontra.
No processo a Justiça Federal indiciou:-
- Jorge de Faria maluly – ex-prefeito de Miradópolis, que tem como defensor o advogado Dr. Manoel Bomtempo;
- Sonia Aparecida Pacce Caris, que tem como advogado o Dr. Jorge Napoleão Xavier;
- Osvaldo Barbosa;
- Aldo Aparecido Lima;
- José Carlos Pereira Sanches;
- Servandir Ramiro Grou;
- Fernanda Ramos.

O ex-prefeito e Sonia Pacce, esta última, suspeita de (juntamente com Fernanda Ramos) ser a fornecedora das notas frias, contam com advogados contratados nos autos, enquanto os demais estão sem defensor.
No caso do ex-prefeito Jorginho, é advogado Manoel Bomtempo, aposentado, recontratado e respondendo pelo expediente jurídico da prefeitura de Mirandópolis.
Por sua vez, Sonia Pacce conta na sua defesa o conhecido advogado, defensor das causas da família Maluly, Dr. Jorge Napoleão Xavier.
A dúvida agora é saber como fica a defesa, no Supremo Tribunal Federal, dos funcionários municipais denunciados, vez que se sabe, com segurança, que entre eles existe quem não participou, de forma ativa, nos desvios de recursos da quadrilha.

Jornalista é condenado por dano moral

Na última quarta-feira (24/10) o jornalista Eloi Mendonça, e o ex-prefeito Jorginho Maluly, voltaram se encontrar nos corredores do Fórum local. Jorginho está processando civil e criminalmente o jornalista por entender que as matérias publicadas no jornal DIÁRIO, são ofensivas a sua moral. Recentemente, sob a alegação de que não cometeu nenhum crime e que não falsificou notas fiscais para desviar recursos públicos, o jornalista foi condenado a pagar ao ex-prefeito R$ 70 (setenta) salários mínimos, algo próximo de R$ 30.000,00, por “DANO MORAL”.
No processo, o jornalista teve cerceada a sua defesa e o seu recurso á Segunda Instância foi recusado pela justiça.
Neste caso, com o indiciamento de Jorginho pela justiça federal, o que atropelou o protelado na esfera local, ficou claro que o jornalista não cometeu qualquer crime, a luz da Lei de Imprensa (calúnia, injuria e difamação), vez que nenhuma das matérias publicadas era mentirosa. E, mais, como a justiça local se apressou em condenar o jornalista, como fica agora a punição recebida.
Seria esta uma justiça democrática?
Pode agora o jornalista processar o ex-prefeito por abuso e verdadeiramente “dano moral”?
A verdade é que o ex-prefeito, a exemplo do que ocorreu com o senador Sarney, no Acre, tenta de todas as formas, entre elas a mais perversa, levar o jornal á falência, como única forma de fazer calar a imprensa que não se curva às exigências, as perseguições e ao “coronelismo” que se teria instalado no município.
(Jornalista Eloi Mendonça)
Transcrito do Jornal "Diário de Fato"

ORDEM requer abertura de inquérito civil e criminal contra o vereador Chiquito

Mirandópolis-SP. – A Ong – Organização de Defesa da Cidadania de Mirandópolis, na pessoa do presidente em exercício Luiz Oscar Ribeiro encaminhou, nesta semana, requerimento ao Procurador Geral de Justiça do Estado de São Paulo, onde pede a abertura de Inquérito Civil e Criminal contra o vereador JOAQUIM ORTEGA CHIQUITO, por violação do artigo 29-a da Constituição Federal e o artigo 72 da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Esclarece a ORDEM que os artigos 10, inciso IX, e artigo 11, inciso I, da Lei Federal nº 8.429/92, pune os atos de improbidade administrativa praticados por agentes políticos, combinado com os artigos 72 e 73 da Lei Complementar 101/2.000.

Contas da Câmara rejeitadas pelo Tribunal de Contas

Contra o vereador pesa a decisão do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo – TCE, que rejeitou as contas da Câmara Municipal, no exercício de 2001, período em que Chiquito era o presidente daquela Casa de Leis, por descumprimento as normas constitucionais quanto aos gastos realizados na sua gestão. O tribunal teria igualmente rejeitado as contas por haver o vereador acumulado e, recebido os dois salários, nos cargos de professor e vereador o que era vedado por lei.
Neste caso, o vereador teria usado informações não verdadeiras para desqualificar a decisão do TCE, o que acontece, afirmando que havia compatibilidade de horário entre os dois empregos, motivo que levou a receber integralmente os salários e as verbas de representação, exclusiva do cargo de presidente.
O grave, é que o vereador JOAQUIM ORTEGA CHIQUITO, não poderia alegar compatibilidade de horário, uma vez que no exercício de 2001, segundo o relatório do Departamento de Perícias Médicas do Estado, foi beneficiado com 243 dias de licença para tratamento de saúde.
Neste caso, excluídos os meses de recesso (janeiro, julho e dezembro), no ano de 2001, Chiquito teria trabalhado aproximadamente 30 dias e recebido 36 (trinta e seis) salários.
Como o Estatuto dos Servidores do Estado penaliza com demissão os funcionários que, em licença médica prestem serviços remunerados, o que era do amplo conhecimento do vereador, Chiquito teria mentido para se beneficiar de dinheiro público, o que configura crime de improbidade e falta de ética parlamentar.



Excelentíssimo Senhor Doutor Rodrigo César Rebello Pinho
Procurador-Geral de Justiça do Estado de São Paulo

A Organização de Defesa da Cidadania de Mirandópolis, entidade civil que tem como finalidade fiscalizar o cumprimento das leis pelos poderes constituídos, CNPJ nº 04.591.510.0001-3, com sede à rua Japão 1.906, Mirandópolis(SP), anexando a esta comunicação por meio eletrônico a decisão do Tribunal de Contas do Estado no Processo TC 177/026/01, que julgou em definitivo as contas da Câmara Municipal de Mirandópolis do exercício de 2.001, de responsabilidade do seu presidente no biênio 2.001/2.002, o vereador JOAQUIM ORTEGA CHIQUITO, RG 5.071.198-SP, e que praticou irregularidades que violaram o artigo 29-a da Constituição Federal e o artigo 72 da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Desta forma, o teor do disposto nos artigos 10, inciso IX, e artigo 11, inciso I, da Lei Federal nº 8.429/92, que pune os atos de improbidade administrativa praticados por agentes políticos, combinado com os artigos 72 e 73 da Lei Complementar 101/2.000, que estabeleceu normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, REQUEREMOS a abertura de Inquérito Civil e Inquérito Criminal em face de JOAQUIM ORTEGA CHIQUITO, com caráter de urgência em razão da prescrição prevista no artigo 23, inciso I, da lei precitada, que ocorrerá no dia 31 de dezembro deste ano, haja vista que o inquinado exerceu a presidência da Câmara de Vereadores no biênio 2.001/2002.
Diante dos fatos narrados e com a requisição ao Tribunal de Contas do Estado de todo o processo TC 177/026/01, o Ministério Público não necessitará de mais provas para fazer valer a lei e não ser acusado de omissão no caso em tela. JUSTIÇA!
Luiz Oscar Ribeiro, presidente em exercício da Organização de Defesa da Cidadania de Mirandópolis (ORDEM).
Transcrito do Jornal "Diário de Fato"

terça-feira, 30 de outubro de 2007

ELEIÇÕES MUNCIPAIS – 2008




Acordo entre PMDB e PT favorece candidatura própria

Mirandópolis-SP. – Na semana que passou a sucessão municipal passou a contar com um novo ingrediente, o acordo firmado entre o PMDB e o PT, com a finalidade de disputar as eleições municipais de 2008.
Segundo Valdomiro Oliveira, presidente do PT local, a reunião tinha como objetivo a discussão sobre o apoio mutuo aos candidatos à majoritária e a proporcional.
Disse o presidente do PT que “o grupo se uniu com o propósito de lançar candidato próprio a prefeito, mas, se a lei permitir vamos coligar, também, na proporcional”.
Para Riberto Veronez, presidente do PMDB o “acordo não significa apenas uma união de siglas, mas deve nos levar a discussão de um projeto político”. O que temos visto nas últimas eleições são políticos se preocupando apenas com seus interesses pessoais e pior, na defesa, às vezes insana, dos interesses do grupo, sem se preocupar com os verdadeiros interesses da população. O que a cidade necessita, disse o advogado Riberto, é menos coronelismo e mais democracia. Novas reuniões vão acontecer entre os militantes dos dois partidos, visando discutir e definir um projeto político e administrativo para Mirandópolis.
Tanto Valdomiro, quanto Riberto evitaram falar sobre os nomes que formatarão a chapa para vereador. Quanto aos eventuais nomes para a chapa para prefeito, igualmente, deixaram claro que, “temos nomes e vamos trabalhar para que sejam do agrado da população” e principalmente, que estejam comprometidos e representem renovação. Valdomiro entende que “se durante a discussão do projeto eleitoral para 2008, ficar demonstrada a necessidade de uma ou mais coligação, não teremos dificuldade em sentar e discutir, desde que todos estejam perfeitamente afinados com o projeto”.


Transcrito do Jornal "Diário de Fato"




Amigos do Bem - Colabore!

Você conhece a ONG AMIGOS DO BEM???
Não - acesse e colabore

www.amigosdobem.org

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

DIREITOS DO CONSUMIDOR

1) Serviço 102:-
Quando você precisar do serviço 102, que custa R$ 2,05. Lembre se que agora existe o concorrente que cobra apenas R$ 0,29 por informação: FONE: 0300-789-5900. Você sabia disso ?!

2) Economize nos Correios: - Se você tem por hábito utilizar os Correios, para enviarcorrespondência, observe que se enviar algo de pessoa física para pessoa física, num envelope leve, ou seja, que contenha duas folhas mais ou menos, para qualquer lugar/Estado, e bem abaixo do local onde coloca o CEP escrever a frase "Carta Social", você pagará somente R$0,01 por ela. Isso está nas Normas afixadas nas agências dos correios, mas é claro que não está escrito em letras graúdas e nem facilmente visível. O preço que se paga pela mesma carta, caso não se escreva "Carta Social", conforme explicado acima custará em torno de R$0,27 (o grama). Agora imaginem no Brasil inteiro, quantas pessoas desconhecem este fato e pagam valores indevidos por uma carta pessoal diariamente?!

3) Telefone Fixo para Celular:- Se você ligar de um telefone fixo da sua casa para um telefone celular, será cobrada sempre uma taxa a mais do que uma ligação normal, ou seja de celular para celular. Mas se acrescentar um número a mais, durante a discagem, lhe será cobrada apenas a tarifa local normal. Resumindo: Ao ligar para um celular sempre repita o ultimo dígito do número.

EXEMPLOS: 9XXX - 2522 + 29X7X - 1345 + 5

ATENÇÃO: Observe que o número a ser acrescido deverá ser sempre o último número do telefone celular discado!

4) Lista Telefônica -

Informações:- Para informações da lista telefônica, use o nº. 102030 que é gratuito, enquanto que o 102 e 144 são pagos e caros.

D I V U L G U E M !

Anvisa determinou a interdição de lotes de leite tipo longa vida

As marcas de leite interditadas são Parmalat, Calu e Centenário

Mirandópolis-SP. - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, determinou a interdição de lotes de leite tipo longa vida comercializado pelas empresas Parmalat, Calu e Centenário. A medida foi tomada depois que a Polícia Federal divulgou os laudos em que foram constatadas irregularidades no processamento do leite por cooperativas de Minas Gerais. Em Sorocaba, a vigilância sanitária vai notificar o comércio varejista e atacadista a retirar, das prateleiras, as marcas de leite com suspeita de adulteração.
A Anvisa orienta que, em caso de verificação de qualquer aspecto diferente no produto, como a cor, o cheiro ou o paladar, o consumidor deve comunicar o fato à autoridade sanitária. A população também pode entrar em contato com a Ouvidoria da Anvisa pelo e-mail ouvidoria@anvisa.gov.br e obter mais informações por meio do Disque Saúde do Ministério da Saúde: 0800-61-1997.
Confira a lista dos lotes interditados:
Leite UAT Integral Lote Data de fabricação Data de vencimento
CALU
4G
03/08/2007
03/12/2007
CALU
4K
07/07/2007
07/11/2007
CALU
4W
26/07/2007
26/11/2007
* PARMALAT
LCZI 06:23
22/06/2007
22/10/2007
* PARMALAT
Não determinado
24/06/2007
24/10/2007
* PARMALAT
LCZL01 12:42
22/06/2007
22/10/2007
CENTENÁRIO
1
25/07/2007
30/12/2007
CENTENÁRIO
1
04/08/2007
08/01/2008
CENTENÁRIO
2
28/07/2007
02/01/2008

Os três lotes de leite da marca Parmalat já estão com prazo de validade vencido, o que sinaliza que eles já não estavam sendo consumidos (*).

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Candidato à Presidência Estadual do PT busca apoio de filiados

Mirandópolis-SP. – Cerca de doze filiados do Partido Trabalhista (PT) estiveram com Ex-Deputado Estadual, Renato Simões para apresentar suas propostas enquanto candidato a Presidência Estadual do PT e buscar apoio partidário, na quarta-feira (24/10).
Recepcionado pelo presidente municipal do Partido dos Trabalhadores, Valdomiro Oliveira, o candidato apresentou suas propostas.
Os projetos do candidato são para área social beneficiando mulheres, negros e deficientes e na secretaria agrária; resgatar as relações que o partido possuía com movimentos populares; fortalecer o movimento dos diretórios populares, entre outros.
Para elegê-lo os filiados participam do processo de eleição direta, onde todos os votos possuem o mesmo valor, para que a escolha seja democrática.
Nos últimos dias, Renato Simões participou de reuniões com filiados de Andradina, Ilha Solteira, Penápolis, Guararapes e Araçatuba.
No próximo dia 02, estará no 20º Assentamento dos Sem-Terras de Promissão.Renato é sempre acompanhado por seu assessor, Maurício Rodrigues Monteiro, do PT de Guararapes.

Transcrito do Jornal "Diário de Fato" - Reportagem de Bruno Lima

http://www.diariodefato.com.br/

Abricó de Macaco (Couroupita Guianensis)

Um exemplar dessa árvore você pode ver ao lado da Igreja Matriz de São João Batista - Faça uma visita


Mirandópolis-SP. - Árvore com uma floração muito vistosa, diretamente no tronco. Ultimamente vem sendo usada em paisagismo, apesar dos inconvenientes dos grandes frutos, que apodrecem e exalam cheiro desagradável. Floresce durante quase todo o ano, Porém com mais intensidade entre Outubro e Novembro.

Sinon.: Lecythis bracteata Wlld., Couroupita
surinamensis Mart..
Família: LECYTHIDACEAE
Nomes comuns: cuiarana, castanha-de-macaco,
árvore-de-macaco, amêndoa-dos-andes, cuia-de-macaco
CARACTERÍSTICAS GERAIS
Árvore de 8 a 35 m de altura. Ramos acinzentados , com cicatrizes foliares na forma de calos. Folhas alternas, simples, espiraladas, de até 18 cm de comprimento, glabras, verde-escuro e brilhante na face superior; pecíolo curto, aveludado. Inflorescências densas longas, revestindo todo o troncom até as ramificações superiores; flores de 5 a 6 cm de diâmetro, amarelas tingidas de vermelho extrenamente, carnosas, muito atraentes. O fruto é uma cápsula, globosa do tipo pixídio, acastanhado, com cerca de 20 cm de diâmetro, provido de seis protuberâncias leves no ápice; polpa azulada e sementes comestíveis.
OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIA
Espécie decídua. Ocorre desde a Costa Rica, Panamá,Colombia, Venezuela, nas Guianas até o Brasil, nas florestas ombrófilas da Amazônia legal, sendo características de terrenos inundáveis de beira de igapós e margem de rios.
PROPRIEDADES DA MADEIRA E OUTROS USOS
Madeira parda clara, macia, leve e poco durável. Usada para fabricação de embalagens leves, folhas faqueadas, para compensados, brinquedos, artefatos leves, etc. Devido à sua beleza durante o florscimento, é excelente para o paisagismo em geral. Porém, apresenta o inconveniente do grande tamanho e peso dos frutos. As sementes são comestíveis e a casca fornece febras usadas para a produção de cordoalha rústica.
Flor: Outubro a Dezembro
Fruto: Dezembro a Fevereiro

Dia da Consciência Negra

Discussão de projetos

O Dia da Consciência Negra é um dia celebrado no Brasil, dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

Mirandópolis-SP. - O Departamento Municipal de Cultura, com o apoio da Prefeitura Municipal e em parceria com a ONG "Gentileza Gera Gentileza", iniciou o desenvolvimento de projetos para a Semana da Consciência Negra, que acontece no próximo mês, envolvendo escolas, entidades e órgãos públicos, com o objetivo de conscientizar a população.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de Zumbi nos últimos anos, (comprovou-se, por exemplo, que ele mantinha escravos particulares) o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1534).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência no 20 de novembro são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1970, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de Maio, Abolição da Escravatura - comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da princesa Isabel, ou seja, ser uma celebração da atitude de uma branca.
A semana dentro da qual está o dia 20 de novembro também recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
Segundo o IBGE, no Brasil os negros são correspondentes a menos de 10% da população. Os chamados "pardos", no entanto, que são mestiços de negros com europeus ou índios, chegam a um número próximo da metade da população.
Entre a população negra jovem (especificamente no segmento de 15 a 17 anos), 36,3% cursaram ou cursam o ensino médio; entre os brancos, a parcela é de 60%. Entre aqueles que têm até 24 anos, 57,2% dos brancos haviam atingido o ensino superior, contra apenas 18,4% dos negros.O rendimento médio da população branca no Brasil é de R$ 812,00; já a dos negros é de R$ 409,00. Entre a parcela de 1% dos mais ricos do país, 86% são brancos.
Transcrito do Jornal "Diário de Fato"

Dia do Dentista



Trinta anos de história e trabalho voluntário

Mirandópolis-SP. – Formado em 1975, pela Faculdade de Odontologia da UNESP em Araçatuba, o cirurgião dentista, José César Gonçalves, traz uma história de competência e realizações.
A mais de 30 anos exercendo a profissão de dentista, pois ao formar-se instalou seu consultório odontológico em Mirandópolis.
Em 1995, após a instalação do consultório odontológico na APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, iniciou o trabalho voluntário, onde dedica até hoje, um dia por semana para prestar seus serviços odontológicos aos alunos daquela entidade.
José César, conhecido pela competência profissional, é hoje um dos mais respeitados e admirados cirurgiões da cidade – “traz muita felicidade, e a vocação é o principal passo para exercer a função de voluntário” – disse ele durante entrevista, concedida ao Jornal “Diário de Fato”.
Pai de dois filhos César Florindo Gonçalves, 22, que cursa em São Bernardo, Gestão Empresarial e Bianca Florindo Gonçalves, 25, formada em Jornalismo.
José César, além de várias atividades, a dedicação à família é seu foco importante, visando o crescimento pessoal e profissional de seus filhos.
É morador de Mirandópolis desde a infância, pois seus pais mudaram-se para cá logo após o casamento – “O meu pai, José Gonçalves, era agricultor e me ensinou muito do que sei hoje”. A mãe de José César foi professora da E. E. “Dr. Edgar Raimundo da Costa” e muito contribuiu para a história do município.“Diversas pessoas auxiliam como voluntários na APAE, esse serviço é de extrema importância, já que se trata de uma entidade filantrópica (sem fins lucrativos), mantida através de doações e recursos captados através de eventos” – finalizou ele.




Transcrito do Jornal "Diário de Fato"






quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Candidato a Presidente do PT Nacional

Mirandópolis-SP. - Renato Simões, candidato a presidente do PT nacional visitou o diretório municipal do PT Mirandópolis e entre outras coisas falou sobre as eleições 2008 - Em Breve leia aqui no "Extra Imprensa" matéria completa.

25 de outubro

Dia da Democracia

É difícil precisar o número de democracias no mundo hoje, pois não existe uma linha clara separando: ditaduras e democracias. Muitos países dizem que têm eleições livres, mas só o partido do governo vence, portanto, se são democracias de um só partido, são governos maquiados de democracias.

Os fundamentos da democracia são: o regime da soberania popular ativa e o respeito integral aos direitos humanos. Direitos humanos entendidos não só como aqueles de origem liberal, como os direitos individuais e as liberdades individuais, mas principalmente, como direitos econômicos e direitos sociais. Esta nova definição de democracia rompe com aquela visão tradicional que limita a democracia à existência de direitos e liberdades individuais, além de eleições periódicas.

O artigo terceiro da nossa Constituição Federal afirma, como objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
1o) constituir uma sociedade livre, justa e solidária;
2o) garantir o desenvolvimento nacional;
3o) erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
4o) promover o bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Um programa perfeito, que certamente identificaria um Estado de Direito democrático, totalmente comprometido com a justiça social. No entanto, tais objetivos ainda estão, grande parte, no papel.

A Democracia direta se refere ao sistema onde os cidadãos decidem diretamente cada assunto por votação. Enquanto, na democracia representativa, conhecida como República, os cidadãos elegem representantes em intervalos regulares, os quais depois votam os assuntos em seu favor.

A democracia direta se tornou cada vez mais difícil e, por pura necessidade, se aproxima mais da democracia representativa, quando o número de cidadãos cresce. Hoje, em muitas democracias, o direito de voto é garantido sem discriminação de raça, grupo étnico, classe ou sexo, e por isso é facultativo. No entanto, o direito de voto ainda não é universal e, às vezes, ainda é obrigatório, para que ela seja mantida.

O direito de voto, normalmente, é negado a prisioneiros. Alguns países também negam o direito a voto para aqueles condenados por crimes graves, mesmo depois de libertados. Em alguns casos, como em muitos lugares dos Estados Unidos, a negação do direito de voto é automático na condenação de qualquer crime sério; em outros casos, como nos países da Europa, a negação do direito de voto é uma penalidade adicional que a corte pode escolher por impor, além da pena do aprisionamento.

Jamais se deve esquecer que uma Democracia legítima reflete as convicções, necessidades e aspirações verdadeiras de uma maioria. Qualquer outra interpretação ou definição de Democracia é pura mentira institucional.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Carteira do Idoso deverá ser emitida em até 90 dias

Novo documento vai garantir direito de viagem interestadual
grátis ou com desconto
Documento será válido em todo o país.

Mirandópolis-SP. - As secretarias municipais de Assistência Social e do Distrito Federal terão 90 dias para implantar o serviço de emissão da Carteira do Idoso. O novo documento deve garantir às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, que não tenham comprovante de renda, passagem grátis ou com desconto de 50% nas viagens interestaduais. O prazo começa a contar a partir desta segunda-feira (26), quando foi publicada no Diário Oficial da União a resolução da Secretaria Nacional de Assistência Social sobre os procedimentos para a emissão da nova carteira, segundo a Agência Brasil. A resolução prevê que a Carteira do Idoso será válida em todo o país. A única finalidade do documento será garantir a gratuidade de vagas no transporte coletivo interestadual. Enquanto a carteira não é emitida, as secretarias de Assistência Social poderão fornecer uma declaração provisória aos idosos. O Estatuto do Idoso estabelece a reserva de duas vagas por veículo para idosos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos, ou seja, R$ 760, além do desconto de 50% no valor da passagem para os idosos que excederem as vagas gratuitas. O Decreto 5.934 estabelece que, para o benefício ser concedido, o idoso deve apresentar um comprovante de renda, que pode ser a Carteira de Trabalho com anotações atualizadas, contracheque de pagamento, extrato de pagamento de benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou a carteira emitida pelas secretarias de Assistência Social. De acordo com a resolução publicada hoje no Diário Oficial, as carteiras serão confeccionadas pelas secretarias conforme um modelo elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que será disponibilizado no Sistema Suasweb, da Rede do Sistema Único de Assistência Social. Segundo a assessoria de imprensa do ministério, o modelo da carteira deve ser divulgado nas próximas semanas, assim como as orientações aos municípios para a emissão do documento. Os municípios poderão acessar o modelo usando a senha de que já dispõem. As secretarias que ainda não têm senhas poderão pedi-las pelo endereço eletrônico http://suasweb@mds.gov.br/. A regulamentação do documento foi discutida em fevereiro, durante a reunião do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, em Brasília. Na época, a coordenadora da Política Nacional do Idoso do MDS, Patrícia De Marco, destacou que muito idosos no país não têm documentos que comprovem a renda, daí a importância da carteira.

UMA CARTA, EU IMPLORO!

Carteiro! Carteiro!
Levantei correndo de minha poltrona, pois há tempos não ouvia tal chamado.
Era isso mesmo, um carteiro me chamava e eu surpreso, pensei: - Meu Deus quem será que me enviou alguma correspondência!?!
Cumprimentei o jovem carteiro e esperei a entrega de alguma coisa, meu espanto e desapontamento logo vieram, haja vista, que o mesmo me indagou, dizendo:
- Aqui é que mora o Antonio Carlos???
- Não, eu disse! Vi que ele trazia uma carta na mão.
- Ok. Vou procurar entre os seus vizinhos.
Fiquei olhando, enquanto o carteiro batia palmas em outra casa, gritando logo após – Carteiro! Carteiro!
Que inveja eu senti.
Toda essa vida virtual que assumimos, está acabando com a gente.
E-mail, Orkut, Google, G-mail, Gazzag, Flores Virtuais, Cartões virtuais e etc.
Hoje acordamos imaginando os scraps e mails que nos enviaram. Babamos com as promoções via internet e pasmem, até nos relacionamos amorosamente pela rede.
Meu Deus, aonde chegaremos? Talvez a loucura, por estar a qualquer momento sem tudo isso, ocasionado por um primeiro apagão.
O Brasil caminha a passos largos em direção a essa, ainda nova, tecnologia. Somos o país com maior potencial de crescimento.
Muitos Pcs, muito tempo na NET, compras via NET, que a cada ano surpreende as empresas. O Governo Federal fez a sua parte, financiando com baixos juros e prestações a perder de vista, o computador popular.
Mas tenho certeza, muitos de nós gostaríamos de ouvir aquele grito estridente – Carteiro! Carteiro! E não ser uma conta a pagar ou uma correspondência equivocada e sim uma carta e aquela sensação gostosa de ter novidades através de um meio de comunicação tão esquecido e daqui a pouco tempo, extinto!

Fred Escritor/Jornalista MTB 46.265

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Homenagem


Mirandópolis-SP. - O "Extra Imprensa" homenageia Antonio Grassi (Mecânico)/Norim Junqueira (Empresário)/Manelão (Pintor), pessoas que ajudaram a construir nossa cidade

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Lado B - Blog de Fábio Menegatti


BLOG Lado B de Fábio Menegatti

Ao Mestre, com muito carinho

Foi nos anos 80 que construí minha base escolar. Época em que o primário, o ginásio e o colegial oscilavam entre a educação libertária e a conservadora. A primeira, ansiosa por escancarar o mundo que nos cercava, derivava da escola progressista do pensamento pedagógico, norteado por ninguém menos que Paulo Freire. Já a segunda, uma filha legítima da ditadura militar, um modelo conservador, impositivo. Um braço do regime político que acabara de se desintegrar.
Em 1986, já sob a batuta frouxa de José Sarney e as epopéias da inflação, alguém ousou romper o silêncio do tradicionalismo e lançou uma pergunta pretensiosa. A professora gostaria de saber quantos da sexta série tinham ouvido sobre os casos de perseguição a professores, estudantes, políticos, jornalistas, artistas, intelectuais. Ficamos mudos. A resposta que parecia óbvia não aparecia, o desconhecimento era tamanho que os relatos que vieram a seguir assumiam ares de filme policial. Foi essa, talvez, minha primeira aula de história realmente contemporânea, do cotidiano.
Contraditoriamente, estávamos em uma aula de Educação Moral e Cívica. A disciplina, um dos instrumentos de formação ideológica dos militares, já não precisava lustrar o cano da pistola de nenhum general. Começávamos a avançar além das páginas insossas que forjavam mentes e comportamentos, aprendíamos que o pensamento crítico podia existir.
Na semana em que se homenageiam os professores, lembro-me dos que tive pela vida afora, instigando o raciocínio, alimentando a crítica, errando junto, aprendendo também. Inevitável não enxergar que a profissão sempre foi grande referência entre todos nós. Carreira que alimentou o sonho de muitas moças que viam no magistério a possibilidade de serem iguais à patroa. Chance de homens trocarem a enxada pelo giz. Modelo passado de pais para filhos, status da classe média. Discurso corrente entre tantos pais ao constatarem a lástima que hoje se vê e o que um dia já foi. Um dever que muitos governos, eleitos com o nosso voto, costumam enterrar e construir sobre a cova um palanque. Penso também, nas aulas mal dadas que deixam de lado a oportunidade, talvez única, de se revelar que não somos, obrigatoriamente, fadados a ser aquilo que o destino aparentemente nos obriga.
A base daqueles anos me faz perceber que transformação é inerente à educação. O apreender traz em si uma energia capaz de provocar uma das mudanças mais significativas, a do comportamento. Reavaliar posturas, refletir pesado sobre fatos aparentemente banais. Sentir-se parte de um mundo em transformação e não apenas ser um receptor passivo do que é imposto. Ser ético e não apenas parecer que é.
Pena que tal proposta é negada à maioria. Muitos professores são formados aos trancos e quando vão para o mercado deparam-se com uma heterogeneidade social que os confunde. A educação entra pelo viés da mera reprodução de conceitos descontextualizados e, facilmente, torna-se apática, aparentemente sem sentido, pobre na essência das descobertas em grupo, do professor orientador.
Mesmo assim, meus sinceros parabéns! Não só pelo dia 15 de Outubro, mas pela persistência frente salário magro que os acompanha. Pelas escolas mal planejadas, esquecidas, às vezes com caixotes no lugar de cadeiras e vocês... insistindo. Pela altivez sob olho torto dos pais que os desmerecem por não ter anel de doutor reluzindo no dedo de uma das mãos. Pelos dias em que vocês complementam o que esses pais deixaram de fazer. Afinal, o ofício de educar os fez, estranhamente, abarcar funções que antes vinham de casa, desde o respeito mútuo até a percepção mínima de que pessoas não são coisas, e coisas, jamais serão pessoas.
É triste, mas necessário assumir que minha geração tem fracassado justamente no que cobra de vocês, educação. Aquela que se inicia no núcleo mais elementar, o da família, foi sorrateiramente transferida para a sala de aula. O sacro dever da reprodução, este sim é difundido, porém, a responsabilidade inerente ao ato parece só permear a fatura do cartão de crédito. Por sorte ainda existem pessoas como a senhora, Dona Maria Emília, minha antiga professora.! Obrigado por não poupar nossas cabeças da verdade e mostrar-nos precocemente que Shakespeare tem razão, há mais coisas entre o céu e Terra do que sonha nossa vã filosofia.

* Fábio Menegatti é jornalista, formado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e licenciado em História pela Univag.E-mail: fabio@tvca.com.br

Epidemia de dengue já atinge 127 cidades paulistas

CINTHIA RODRIGUES ODERSIDES ALMEIDA
Colaboração para a Folha de S.Paulo

Enviado Ao "Extra Imprensa" por Luis Oscar Ribeiro (lor.ordem@terra.com.br)

Comentário: Afinal, a pergunta que não quer calar,o que estão fazendo as centenas de agentes comunitários da área da saúde contratados pelos ilustres prefeitos de Mirandópolis, Lavínia e Guaraçai ?

Um em cada cinco municípios de São Paulo enfrentam uma epidemia de dengue a pouco mais de dois meses do início do verão --estação em que a doença costuma recrudescer.
Das 645 cidades paulistas, 127 apresentam pelo menos 300 casos por 100 mil habitantes, patamar usado pelo Ministério da Saúde como critério para caracterizar a epidemia. Os cálculos utilizaram os registros da doença no Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) de São Paulo e os dados de população do IBGE.
Considerando o Estado todo, o quadro é diferente: com 65.869 casos e 41 milhões de habitantes, o índice cai para 161 casos para 100 mil habitantes. Foram registradas 16 mortesneste ano no Estado.
Na última terça, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou que o país vive uma epidemia de dengue, apesar de o índice ser inferior ao critério adotado pela sua pasta:são 481.316 pessoas infectadas para 190 milhões ou 253 vítimas em 100 mil habitantes.
No entanto, o ministro demonstrou preocupação com o aumento do número de mortes: 121 em 2007, contra 77 em todo o ano passado. O número de casos da doença no país tambémcresceu 49,77% de janeiro a setembro, em relação a igual período de 2006.
Interior
Cidades pequenas têm a pior situação no Estado de São Paulo. A campeã de casos é a pequena Sales, onde uma em cada 20 pessoas teve dengue neste ano.
A cidade de São Paulo, com 2.339 casos, ainda está longe de uma epidemia, mas outras cidades de porte médio, como São José do Rio Preto, Campinas, Ribeirão Preto e Bauru, enfrentam a epidemia.
Mesmo durante o inverno, quando o mosquito transmissor tem dificuldade de se proliferar e os números da doença costumam diminuir, o CVE registrou casos: 400 em julho, 79 em agosto e 25 em setembro.
No entanto, Affonso Viviani Junior, diretor da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) da Secretaria de Estado da Saúde, afirma que o número de 127 cidades com índice epidêmico não reflete a realidade da doença no Estado.
"Esse número aparece porque o índice dos casos é cumulativo. Casos da primeira semana epidemiológica estão na somatória. O comportamento do vírus nas últimas semanas estáfora de qualquer situação epidêmica", diz.
Segundo Viviani, a circulação do vírus tem acontecido em no máximo 20 municípios. "Até a semana epidemiológica 26, que é a da metade do ano, tivemos o registro de quase 65 mil casos. Das outras semanas até agora, não ultrapassamos mil.''
O governador José Serra (PSDB) e o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, descartaram ontem que o Estado enfrente uma epidemia. Para Serra e Barradas, a situaçãoem São Paulo está controlada.
Barradas ressalta que o crescimento percentual da dengue no Estado em relação ao ano passado é menor que a alta no índice nacional.
Apesar de a situação não ser considerada alarmante, a previsão de gastos do Estado com adengue em 2007 é o dobro do ano passado. "No total, vamos gastar cerca de R$ 40 milhões",disse o secretário. O Estado também montou esquadrões antidengue com a contratação de 120 agentes de campo.
Veja quadro com a situação dos municípios:
A EPIDEMIA DA DENGUE EM SP
Dos 645 municípios do Estado, 127 têm número de casos suficientes para que seja considerada a situação de epidemia
Veja abaixo a situação de cada cidade:
Cidade/População/Número de casos/Proporção de casos por 100 mil habitantes
Sales
5.158
231
4.478
Bebedouro
80.027
3.216
4.019
Ilha Solteira
25.684
844
3.286
Populina
4.285
132
3.081
Itapura
3.900
103
2.641
Mirassol
55.009
1.405
2.554
São José do Rio Preto
415.508
9.753
2.347
Balbinos
1.381
26
1.883
Palmeira d'Oeste
9.858
183
1.856
Suzanápolis
2.903
53
1.826
Ubatuba
81.246
1.454
1.790
Viradouro
18.084
319
1.764
Bento de Abreu
2.392
40
1.672
José Bonifácio
32.460
540
1.664
Guaraçaí
9.337
155
1.660
Rubiácea
2.114
34
1.608
Lins
71.382
1.084
1.519
Turiúba
1.754
25
1.425
Andradina
57.195
787
1.376
Aparecida d'Oeste
4.813
63
1.309
Sumaré
237.900
3.093
1.300
Brejo Alegre
2.552
32
1.254
Bilac
6.552
82
1.252
Itanhaém
91.153
1.120
1.229
Coroados
4.702
57
1.212
Cedral
7.436
86
1.157
Neves Paulista
9.346
108
1.156
Nova Aliança
5.192
60
1.156
Engenheiro Coelho
12.644
143
1.131
Fernandópolis
65.714
737
1.122
Olímpia
48.309
516
1.068
Marinópolis
2.274
24
1.055
Murutinga do Sul
4.111
42
1.022
Piacatu
4.689
47
1.002
Votuporanga
83.764
808
965
Santa Fé do Sul
29.026
278
958
Santópolis do Aguapeí
3.795
36
949
Caraguatatuba
98.170
912
929
Bastos
21.676
198
913
Mococa
70.896
614
866
Junqueirópolis
16.485
142
861
Promissão
33.414
284
850
Charqueada
14.738
125
848
Lutécia
3.087
26
842
Nova Independência
2.114
17
804
Auriflama
14.066
112
796
Birigui
108.472
835
770
Poloni
4.957
38
767
Barbosa
6.176
47
761
Quintana
5.631
42
746
Ouroeste
7.286
54
741
Braúna
4.471
33
738
Buritama
14.658
108
737
Miguelópolis
20.210
149
737
Peruíbe
65.256
459
703
Nova Canaã Paulista
2.292
16
698
Pereira Barreto
24.618
171
695
Castilho
15.199
105
691
Piracicaba
366.442
2.495
681
Cordeirópolis
20.734
141
680
Mirandópolis
27.047
184
680
Inúbia Paulista
3.291
22
668
Clementina
5.789
36
622
Lavínia
4.905
30
612
Ibirá
9.990
61
611
Avanhandava
9.462
57
602
Monte Azul Paulista
20.924
126
602
Rinópolis
9.579
57
595
Igarapava
28.587
169
591
Hortolândia
201.795
1.169
579
Nova Granada
18.591
106
570
Novo Horizonte
33.900
189
558
Mendonça
3.950
22
557
Jardinópolis
35.612
196
550
Ituverava
38.681
211
545
São João do Pau d'Alho
1.711
9
526
Santa Rita d'Oeste
2.110
11
521
Estrela d'Oeste
8.081
42
520
Valparaíso
20.070
104
518
Guararapes
30.435
157
516
Monte Aprazível
19.085
98
513
Palestina
9.166
47
513
Iacri
6.595
32
485
Glicério
4.571
22
481
Potirendaba
15.471
74
478
Ubarana
5.238
25
477
Flórida Paulista
10.068
47
467
Santo Antônio do Aracanguá
6.874
32
466
Tupi Paulista
12.725
59
464
Pongaí
3.776
17
450
Taiaçu
6.065
27
445
Taquaral
2.931
13
444
Lourdes
2.259
10
443
Taiúva
5.719
25
437
Jales
49.749
214
430
Barretos
110.195
472
428
Campinas
1.059.420
4.525
427
Queiroz
2.345
10
426
Cruzeiro
77.076
327
424
Araçatuba
181.598
766
422
Marília
224.093
930
415
Cardoso
11.105
45
405
Parapuã
10.872
44
405
Santa Adélia
14.065
57
405
General Salgado
11.154
45
403
Presidente Epitácio
42.585
169
397
Ribeirão Preto
559.650
2.173
388
Santana da Ponte Pensa
1.546
6
388
Aparecida
36.129
139
385
Irapuã
7.076
27
382
Guaiçara
11.314
43
380
Penápolis
59.328
224
378
Lupércio
4.339
16
369
Severínia
16.063
59
367
Getulina
10.554
38
360
Tupã
66.293
236
356
Cosmorama
7.033
25
355
Adamantina
34.536
122
353
Bady Bassitt
15.861
56
353
São Pedro
33.604
118
351
Bauru
356.680
1.243
348
Gabriel Monteiro
2.914
10
343
Santa Clara d'Oeste
1.847
6
325
Gália
7.149
23
322
Monte Alto
46.474
149
321
Nova Luzitânia
2.825
9
319
Herculândia
8.699
27
310
Fonte: IBGE e CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica)
Cuidados
Após a picada do mosquito, os sintomas da dengue se manifestam a partir do terceiro dia, segundo o Ministério da Saúde. Os sintomas são febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nos ossos e articulações, náuseas, vômitos, perda do paladar e apetite, cansaço, entre outros.
Ao sentir os primeiros sintomas, é necessário procurar imediatamente auxílio médico. O tratamento da dengue é de suporte, para alívio dos sintomas. O paciente deve permanecer em repouso, beber bastante líquido e usar apenas medicamentos prescritos pelo médico.
Entre as medidas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti --transmissor da dengue-- estão: evitar água acumulada em calhas, vasos e pneus sem uso. Garrafas vazias precisam ficar de boca para baixo, também para evitar o acúmulo de água.
Os ralos da casa devem ser tampados com tapetes ou outros objetos. Outro cuidado é limpar as caixas d'água com freqüência e mantê-las tampadas.

Jornalista visita cidade natal

Mirandópolis-SP. – Em temporada de férias do trabalho, o jornalista da Rede Globo Fábio Menegatti está em visita na residência dos pais, Idalina e Cláudio Menegatti, e na ocasião falou sobre sua carreira ao “Diário de Fato”.
Fábio nasceu e morou em Mirandópolis até a adolescência, aos 14 anos trabalhou como “menor auxiliar de serviços gerais” na Agência Banco do Brasil.
Estudou nas Escolas Estaduais “Dr. Edgar Raimundo da Costa” e “Dona Noêmia Dias Perotti”, e com 15 anos mudou-se para Maringá-PR para estudar medicina.
Depois de prestar vários vestibulares de universidades públicas para o curso de medicina e não obter o resultado desejado, Fábio percebeu que talvez não estaria seguindo o ‘‘verdadeiro” caminho.
Com esta análise, Fábio prestou o vestibular da UNESP para o curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo, foi selecionado e formou-se em Janeiro de 2000.
Fábio fez estágio no Jornal da Band, na grande São Paulo; TV Comunitária em Bauru, onde desenvolveu um documentário que foi usado na faculdade como TCC – Trabalho de Conclusão de Curso.
O jornalista ainda trabalhou como produtor na TV Record e em 2001 foi contratado pela Rede Globo. Com o apoio da emissora fez faculdade de História na UNIVALE em Cuiabá, para aperfeiçoar seus trabalhos como repórter.
Em 2003, ele e outros sete jornalistas foram selecionados pela Embaixada dos Estados Unidos da América para um intercâmbio em Washington e Nova Iorque com o objetivo de fazer reportagens sobre agronegócios.
Fábio Menegatti trabalha atualmente para a Rede Globo em Cuiabá-MT, faz reportagens para o Jornal Nacional, Jornal Hoje e outros jornais da emissora, atuou em 2006 como apresentador no Jornal “Bom Dia Mato Grosso” durante um ano.
É casado com a professora de história Ariane, e juntos planejam uma viagem para a Europa em 2008.
Nas horas vagas, Fábio que é também atleta gosta de correr, ler, ouvir músicas e aproveitar o tempo com a família e amigos.
Buscando aperfeiçoar sua vida profissional e satisfação pessoal, Fábio pretende fazer Mestrado buscando unir história e jornalismo no desenvolvimento de seus trabalhos.O jornalista passará mais alguns dias em Mirandópolis e ao final do mês retornará para Cuiabá retomando suas atividades.
Transcrito do Jornal "Diário de Fato"

FUNAP comemora um ano de trabalho e conquistas

Mirandópolis-SP. – Autoridades e convidados compareceram nesta quinta-feira (18/10), na sede do LIONS Clube, para comemorarem o primeiro aniversário de implantação no município, do CDRS – Centro de Desenvolvimento e Reintegração Social, um órgão subordinado a Fundação de Amparo ao Preso – FUNAP.
O CDRS é o resultado da parceria entre a FUNAP – Fundação “Profº Dr. Manoel Pedro Pimentel” de Amparo ao Preso, LIONS Clube de Mirandópolis e Prefeitura Municipal, que se articularam a fim de interpor ações conjuntas de atendimento à população em situações de vulnerabilidade social, atendendo egressos prisionais, familiares de preso e a comunidade em geral, já certificando mais de 200 pessoas que passaram pelos cursos profissionalizantes realizados em parceria com o SENAI, SENAC e outras empresas.

Um projeto ousado e de grande alcance social

A Global Reciclagem, inaugurada em 21 de junho de 2007, um dos mais ousados projetos implantado no município, resultado da parceria: CDRS/ FUNAP/LIONS/Prefeitura Municipal, com o objetivo de formar uma cooperativa de trabalho sócio-ambiental, segundo o prefeito José Antônio Rodrigues, “a menina dos olhos da administração.”
Ao todo, foram investidos cerca de R$ 400 mil reais no projeto, que alcançou todos os resultados esperados, que era a geração de trabalho e renda para os cooperados, a sustentabilidade sócio-ambiental do município e também a promoção de uma cultura de participação social na reintegração dos presos.
A Global Reciclagem foi o primeiro centro de triagem instalado na região, coletando e reciclando, cerca de 30 toneladas de materiais recicláveis mensalmente.
O Proesa – Programa de Educação Sócio-ambiental trazido ao município com o auxilio da ADESÃO – Agência de Desenvolvimento Social, para a inserção de uma cultura de reciclagem entre a população, atendeu todas as escolas públicas, particulares, de Ensino Fundamental e Médio e, contou com a participação de mais de 600 alunos, que criaram projetos e trabalhos com fins de desenvolvimento ambiental.

Certificado de Tecnologia Social

O CDRS, indicado pela FUNAP, concorreu pelo Prêmio de Tecnologia Social da Fundação do Banco do Brasil, onde entre os 782 projetos sociais inscritos, 120 foram selecionados para receber o “Certificado de Tecnologia Social”, no qual o Centro de Desenvolvimento foi um dos escolhidos.
No momento o CDRS está oferecendo dois cursos em parceria com o SENAI. Pintura Avançada de Autos e Pneumática, que contam com professores especializados e matérias de qualidade, atendendo cerca de 40 alunos.
A comemoração do 1º aniversário do CDRS - Mirandópolis contou com a participação de autoridades locais e visitantes, dentre elas, os responsáveis pelo progresso do projeto, o Prefeito Municipal, José Antonio Rodrigues; Primeira-dama, Carmem Lúcia Junqueira Rodrigues; a Superintendente da FUNAP, Maria Tereza Oliveira Allegretti; Presidente da Câmara, Ginez Fernandes da Silva; o Vereador e ex-presidente do LIONS, Osvaldo Teixeira Mendes Filho; o atual Presidente do LIONS e Diretor do Centro de Trabalho e Educação da Penitenciária II de Lavínia, Luiz Carlos Buzo; Diretora de Educação, Eunice Zuin Fazano; Diretora de Cultura, Edilene Costa; Diretora Administrativa, Maria Inês Molina Martins Buzo; Diretor do Departamento de Saúde, Marcelo Seiji Mifune; Diretora de Educação de Valparaíso, Silvia Ap. Pinhata Finateli; Diretor do Departamento Agrícola, João Marcos Corrêa Zuin; Coordenadora de Assistência Jurídica em Presídio de Araçatuba, Thaís de Campos; Presidente da Associação Comercial, Luiz Alberto de Oliveira; representando a Presidente a 1ª Secretária da Global Reciclagem, Vanessa Venâncio da Cunha; Chefe dos Advogados da FUNAP, Luiz Augusto Pinhata, entre outros.
Na ocasião foi também, comemorado os 30º aniversário da FUNAP que, ao longo desses trinta anos de história, vem inserindo projetos no meio social, com fins de melhorar as condições de vida de egressos prisionais, familiares de presos e a comunidade em geral.Por iniciativa do vereador Marcos Antonio Iarossi, a Câmara Municipal aprovou por unanimidade uma Moção de Aplauso ao trabalho desenvolvido pela FUNAP no município. A honrosa moção foi entregue durante o evento a superintendente Maria Tereza Oliveira Allegretti.
Transcrito do Jornal "Diário de Fato"

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Vereador Chiquito é suspeito de falsidade ideológica

“No processo em que o Tribunal de Contas rejeitou as contas da Mesa Diretora da Câmara, no exercício de 2001, para não devolver o salário `recebido em dobro´, o vereador Chiquito confessa que havia compatibilidade de horário, mas se esqueceu que no exercício tirou mais de 240 dias de licença `através de prováveis atestados fraudulentos´, para tratamento de saúde. O Estatuto do Servidor Público Estadual (art. 187), veda ao licenciado para tratamento de saúde, o exercício de qualquer atividade remunerada”.

Mirandópolis-SP.
– O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo rejeitou as contas da Câmara Municipal, exercício de 2001, na presidência do vereador Joaquim Ortega Chiquito, por dois motivos principais.
O primeiro por ter o Ortega Chiquito acumulado às funções de funcionário público (professor), Quadro Estatutário Estadual, de vereador e o cargo de presidente da Câmara Municipal de Mirandópolis;
As publicações no Diário Oficial comprovam que: em sessão de 30 de novembro de 2004, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, condenou o vereador Joaquim Ortega Chiquito a devolução de importâncias recebidas a maior.
É o relatório:-
“pelo voto dos conselheiros:- Antonio Roque Citadini, relator, Cláudio Ferraz de Alvarenga, presidente, e Fulvio Julião Biazzi, com fundamento no artigo 33, inciso III, alíneas "b" e "c", da Lei Complementar número 709/93, decidiu julgar irregulares as contas da Câmara Municipal de Mirandópolis, exercício de 2001, CONDENANDO-SE o presidente da Câmara ao recolhimento das importâncias percebidas a maior, devidamente atualizadas, no prazo de 30 (trinta) dias.
O segundo motivo, por gastar com o pagamento de salário, mais de 75% (setenta e cinco por cento) do orçamento da Câmara, quando a Constituição Federal e a Lei de Responsabilidades, limita esse patamar em 70% (setenta por cento).
Em Recurso Ordinário, apreciado na sessão de 04 de julho de 2007, o Tribunal de Contas, após análise da defesa apresentada pelo vereador constatou:
“FALHAS DIVERSAS: EXERCÍCIO CONCOMITANTE DE DOIS CARGOS PÚBLICOS PELO PRESIDENTE DA CAMARA. PELO VOTO DOS CONSELHEIROS: Renato Martins Costa, relator, Eduardo Bittencourt Carvalho, Edgard Camargo Rodrigues, Cláudio Ferraz de Alvarenga e Robson Marinho, bem como pelo do substituto de conselheiro Carlos Alberto de Campos, na conformidade das correspondentes notas taquigráficas, preliminarmente conhecer do recurso ordinário e, quanto ao mérito, PELAS RAZÕES EXPOSTAS NO VOTO DO RELATOR, JUNTADO AOS AUTOS, dar-lhe provimento parcial, para o fim de reformando-se em parte a r. decisão recorrida, afastar, agora, as falhas apontadas com relação ao exercício concomitante de DOIS CARGOS PUBLICOS PELO PRESIDENTE DA CAMARA, EM VIRTUDE DA COMPATIBILIDADE DE HORARIOS, cancelando-se a condenação daquele parlamentar ao ressarcimento das quantias impugnadas decidiu, outrossim, MANTER A DECISÃO PELA IRREGULARIDADE DAS CONTAS DA CAMARA MUNICIPAL DE MIRANDOÓPOLIS, do exercício de 2001, em face do descumprimento do disposto no artigo 29-a, parágrafo 1, da constituição federal e artigo 72 da lei de responsabilidade fiscal. O processo ficara disponível aos interessados para vista e extração de copias, independentemente de requerimento, no cartório do conselheiro relator”.
Logo, se deduz que o vereador em sua defesa mentiu sobre a “compatibilidade de horário” para o exercício das duas funções.
Em que pese à dúvida sobre os horários justificados, tal não poderia ser usada, vez estando o vereador afastado do serviço público por doença, pelo Estatuto do Servidor Público estava também impedido de exercer qualquer outro serviço remunerado. Assim, é certo que o vereador teria falseado a verdade, para se garantir e não devolver o dinheiro recebido a maior dos cofres públicos.

Crime de Falsidade ideológica

Em sua defesa o vereador Chiquito, no mínimo, teria cometido o crime de falsidade ideológica ao afirmar, a inexistência de crime por acúmulo de duas funções públicas, uma vez que o salário e as gratificações, recebidos no exercício do cargo de presidente da Câmara e o de funcionário público estadual poderiam percebidos por haver “compatibilidade de horário”.
Não há, ainda, como saber quais os horários que o vereador Chiquito teria exercer a sua função de “professor”, muito menos o cargo de Presidente da Câmara. Sabe-se, porém, que vereador no cargo de Presidente da Câmara recebe Gratificações Especiais, para representar o Legislativo, em regime de horário exclusivo.

Doença e atestados médicos suspeitos

Segundo a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, no exercício de 2001, o vereador Joaquim Ortega Chiquito teve exatos 243 (duzentos e quarenta e três) dias de afastamento do serviço público, justificados por perícia médica, cuja origem dos “Atestados Médicos”, parte deles suspeitos, que levam a assinatura de um médico seu parente.
Se o leitor fizer uma continha rápida, descontados os meses de janeiro, julho e dezembro, quando o Legislativo está de recesso e as escolas em férias, e o professor não esteve doente, ou melhor, não necessitou de atestado médico, o vereador Joaquim Ortega Chiquito, no exercício de 2001, trabalhou apenas 27 dias, mas generosamente embolsou 03 (três) salários:- funcionário público (professor), vereador e as gratificações do cargo de presidente da Câmara.
Afinal, é de se perguntar. Só o professor estava doente, o vereador não? E mais. Estando o professor impossibilitado para o trabalho nas escolas, poderia o sitiante usar essas licenças médicas para serviços nos sítios da família, ordenhando vacas, manuseando latões com até 50 litros (kg), derrubando bezerros e aplicando vacina?

Blindagem aos atos de corrupção

Nos mandatos do ex-prefeito Jorginho Maluly, estabeleceu-se na administração municipal, verdadeiras quadrilhas cujo objetivo principal era beneficiar-se do erário público, com base na fraudes em laudos técnicos e em licitações, superfaturamento de obras e serviços, compras fantasmas, notas frias e clonadas, mensalinho, e a suspeita de um estruturado caixa 2, que seria usado no financiamento de correligionários, parceiros, cabos eleitorais e outros oportunistas, verdadeiros apêndices na administração municipal, que graças ao apoio irrestrito e as garantias de blindagem que recebiam da Câmara, através de uma tropa de choque, mantinha e incentivava as ações e os desvios de recursos públicos. (Eloi Mendonça – Jornalista)
Transcrito do Jornal "Diário de Fato"

ELEIÇÕES 2008

Zé Antonio explica porque se filiou no partido Democrata

“Meu compromisso imediato é com o mandato atual. A reeleição é um assunto a ser tratado com carinho no momento oportuno” José Antonio Rodrigues

Mirandópolis-SP.
– O prefeito José Antonio Rodrigues, eleito pelo PFL, cuja legenda foi absorvida, a nível nacional pelo DEM, disse ao Diário que a sua filiação no novo partido aconteceu por ser esse o caminho mais natural. Na verdade, explicou, o motivo principal foi o problemas gerado, nos dias que antecederam a decisão, no STF – Supremo Tribunal Federal, que ao julgar Mandado de Segurança de partidos, decidiu que os mandatos pertencem aos partidos. Essa decisão do STF atingiu apenas os cargos de deputados federais e estaduais e vereadores. Os cargos majoritários, ou seja, Senador, Governador e Prefeito não foram inseridos na decisão. Assim, disse Zé Antonio, como existia uma consulta no TSE a esse respeito, minha permanência no PFL, ou DEM, como queiram, no meu entender era a decisão o mais natural.
Justificou ainda que, “o meu compromisso imediato é com o mandato atual. Tenho projetos ainda para concluir que na certa são importantes para a população”. Não poderia pensar em concluir meu trabalho sem correr o risco de perder o atual mandato, caso a decisão no TSE siga a mesma orientação do Supremo, ou seja, que os mandatos eletivos são do partido. No meu caso, disse mais, não que eu tenha abandonado eventual projeto político futuro, mas, “a reeleição é um assunto a se tratado com carinho no momento oportuno”.
Antes de pensar na reeleição, falou Zé Antonio, a administração precisa concluir a Lagoa de Tratamento de esgotos, uma necessidade que não pode ser adiada; precisamos contornar os problemas e entregar as 100 (cem) casas populares que estão sendo construídas: precisamos nos adequar ao novo Plano Diretor e se possível implantar o calçadão (Praça de Alimentação) na Rafael Pereira e, mais, enfrentar o nosso maior desafio que é a entrega o Distrito Industrial para os nossos empresários.
Questionado sobre eventuais dificuldades que sua administração estaria enfrentando por parte dos vereadores da chamada “tropa de choque” do ex-prefeito Jorginho Maluly, o prefeito Zé Antonio não afirmou nem desmentiu, disse apenas que acomodar os interesses políticos de alguns é uma tarefa mais difícil que resolver os problemas gerenciais e administrativos do município, mas, garantiu que o relacionamento da administração com a câmara vai muito bem e “não devemos permitir que vaidades pessoais interfiram no relacionamento e acabe por resultar em prejuízos à população”, concluiu o prefeito.
No nosso entender, os vereadores do DEM que no início acreditaram estar liberados para um vôo solo, ao melhor refletir concluíram que sem um nome forte e representativo no palanque, seus mandatos estariam com os dias contados. Neste caso melhor mesmo era baixar o “Flap” para não ter que arremeter suas próprias candidaturas.Quanto á decisão do prefeito José Antonio Rodrigues de permanecer no DEM se não foi a mais indicada para os seus interesses pessoais, teria sido a mais sábia se levada em consideração à conclusão de um trabalho, que no seu entender ainda não está concluído. (Jornalista Eloi Mendonça)
Transcrito do Jornal "Diário de Fato"

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Gari completa 30 anos de serviço



Mirandópolis-SP. - O Blog "Extra Imprensa" parabeniza o Sr. Luis, funcionário da Prefeitura Municipal de Mirandópolis a 30 anos, no momento exercendo a função de gari.

Blogueiros do mundo se unem para debater meio ambiente

Mirandópolis-SP. - A primeira edição do movimento Blog Action Day acontece nesta segunda-feira (15/10), data em que blogueiros de todo o mundo vão postar sobre um mesmo assunto. O meio ambiente é o tema escolhido para a estréia da iniciativa, que pretende ser anual.
"Queremos mostrar o potencial e o poder da comunidade blogueira, que é uma coletividade distinta, mas com tamanho, amplitude e diversidade espantosos. Ao reunir todos por um dia, será possível ver quanto poderemos alcançar e ser ouvidos", disse em nota Collis Ta'eed, blogueiro australiano do FreelanceSwitch.com e um dos idealizadores do Blog Action Day.
De acordo com o blog do braço brasileiro do movimento, os posts não precisam seguir nenhum critério específico, simplesmente devem relacionar-se com o assunto, com o blog em questão e com o público a quem se destina. "Nossa finalidade não é promover um único ponto de vista, e sim colocar o assunto em discussão", diz um dos posts, assinado por Claudio Roca.
Até a manhã desta sexta-feira, o site oficial do Blog Action Day informava que 11.116 blogs em todo o mundo se juntaram à iniciativa, com um público estimado em mais de 8,6 milhões de leitores.
Os blogueiros que quiserem participar podem se cadastrar no endereço http://blogactionday.org/commit, em inglês. Já o site www.blogactionday.com/br traz mais explicações especialmente para os blogueiros brasileiros, em português.

PROMOTORIA NA CONTRAMÃO DA MORALIDADE

Mirandópolis-SP. - No mês de abril de 2.004 a ORDEM representou à Promotoria de Justiça e ao Delegado de Polícia visando a apuração de eventuais irregularidades que estavam sendo praticadas por dois vereadores de Mirandópolis pelo recebimento acumulado de vencimentos de cargos públicos, no Govêrno Estadual, com os subsídios e verba de representação do cargo de Presidente da Câmara de Vereadores, no período de 2.001 a 2.004. Na representação referida foi juntada cópia de Ação Civil contra ato de improbidade administrativa proposta na Comarca de Guararapes, em maio de 2.003, contra o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Rubiácea que recebeu, cumulativamente, vencimentos e subsídios na qualidade de funcionário da Nossa Caixa/Nosso Banco. Da mesma forma, em julho de 2.006, o Promotor de Justiça, André Luiz Nogueira da Cunha, aforou na Comarca de Monte Aprazível uma Ação Civil contra ato de improbidade administrativa praticado por vereador no biênio 2.003/2004, que recebeu vencimentos e subsídios acumulados no município de Nipoã no exercício do cargo de presidente do legislativo. No mês de janeiro deste ano solicitamos à Promotoria de Mirandópolis informação sobre o andamento do Inquérito Civil 05/04, instaurado em junho de 2.004, que apurava nossa denúncia contra os dois vereadores, Joaquim Ortega Chiquito e Edvan Ulisses Junqueira, servidores estaduais, que receberam vencimentos e subsídios acumulados e fomos surpreendidos com a comunicação que os autos já estavam arquivados desde março de 2.005, o que foi feito de forma sorrateira sem que tivessemos sido notificados para apresentar eventual recurso da decisão ao Conselho Superior do Ministério Público. Irresignados com a decisão da Promotoria de Justiça requeremos a reconsideração do arquivamento diante do surgimento de novos dados jurídicos, no caso a Ação Civil da Comarca de Nipoã. Todavia, a Promotoria de Mirandópolis insistiu na afirmação de que não havia ocorrido ilegalidade na acumulação praticada pelos ex-presidentes da Câmara de Vereadores de Mirandópolis e, ainda, de forma peremptória foi afirmado: "Se houve entender distinto de outro orgão ministerial com a promoção de ação por caso análogo, isso será objeto de apreciação pelo Judiciário no caso específico". Diante dos fatos, concluímos, que os Promotores de Mirandópolis estabeleceram não ser desonesto e ilegal o presidente da Câmara de Vereadores acumular recebimento de verbas públicas, sem fazer a opção entre o vencimento e o subsídio, portanto, na contramão do entendimento de seus colegas das Comarcas de Guararapes e Monte Aprazível, neste último caso com a ação proposta após o orgão revisor do Ministério Público ter acolhido o esdrúxulo arquivamento "fundamentado" pela Promotoria de Mirandópolis em 29 de maio de 2.005.
Diretoria da ORDEM - ORGANIZAÇÃO DE DEFESA DA CIDADANIA
DE MIRANDÓPOLIS - SP
Escrito por ORDEM - Mirandópolis (SP) às 15h35

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Abertas as inscrições para curso de Pintura Avançada

Mirandópolis-SP. – O SENAI, em parceria com a FUNAP e Prefeitura Municipal, iniciará no dia 15/10 (segunda-feira), curso de Pintura Avançada de Autos, que será realizado na Unidade Móvel do SENAI, instalada ao lado do Supermercados Nilton Cereais.
Os interessados no curso devem se inscrever na FUNAP – Fundação de Amparo ao Preso, e ter disponibilidade, pois o curso será realizado das 8h às 17h de segunda a sexta-feira. O curso traz autonomia e preparo dos seus participantes, levando ao conhecimento de técnicas de pintura em autos.
A Unidade Móvel também dará o curso para integrantes do Semi-aberto, em data diferenciada. A unidade será instalada possivelmente dentro do semi-aberto, dando a oportunidade aos sentenciados de aumentar seu currículo, visando a fácil inserção no mercado de trabalho.
Transcrito do Jornal "Diário de Fato"

TODOS CONTRA A CORRUPÇÃO

Escoltados pela Polícia Federal, auditores da CGU fazem fiscalização especial em Montalvânia

Mirandópolis-SP. - “LEMBRAM DA CARAVANA “TODOS CONTRA A CORRUPÇÃO”, OLHA AI O RESULTADO, ANDRADINA QUE AGUARDE, NINGUÉM DEU NADA PRA GALERA NÉ”... E MIRANDÓPOLIS COMO FICA?

Escoltados pela Polícia Federal, auditores da Controladoria Geral da União (CGU) iniciaram na tarde ontem (8) uma fiscalização especial na Prefeitura de Montalvânia, município de 16,3 mil habitantes, a 792 Km de Belo Horizonte. A equipe formada por oito auditores deve permanecer em Montalvânia pelo menos uma semana. A presença de tantas viaturas, policiais federais e fiscais da CGU na cidade chamou a atenção dos moradores, que se aglomeraram na praça em frente à Prefeitura, curiosos para saberem o que estava acontecendo.
Como a Prefeitura de Montalvânia só funciona pela manhã, a Polícia Federal precisou buscar o prefeito José Florisval de Ornelas (PTB) em sua fazenda, para abri-la.
A operação é resultado de um convênio firmado entre o Instituto de Fiscalização e Controle (IFC) e a CGU, com o objetivo de realizar fiscalizações especiais em cidades onde existam organizações não-governamentais de combate à corrupção ativas. Durante os meses que antecederam à preparação dessa fiscalização, a ONG denominada “Verdade, Integração e Desenvolvimento da Associação Cochanina (Vidac)” enviou ao IFC e à CGU todos os indícios de irregularidades na aplicação de verbas públicas federais em Montalvânia. As informações serviram de base para a montagem da operação.A cidade de Montalvânia foi uma das três cidades do Norte de Minas visitadas em abril deste ano pela Caravana “Todos Contra a Corrupção”, integradas por voluntários da CGU, IFC, do Tribunal de Contas da União (TCU), da União dos Auditores Fiscais do SUS (Unasus) e membros de ONGs de combate à corrupção (a mesma caravana que esteve nas cidades de Andradina Miradópolis). As outras duas cidades foram Januária e Mirabela. Durante a permanência da caravana em Montalvânia, o veículo que conduzia seus integrantes foi seguido por duas motos durante todo o tempo em que ficou na cidade. Foi esse o motivo que levou os técnicos da CGU a pedirem escolta da Polícia Federal para poderem realizar seus trabalhos. (Ong - 3a@3ª.com.br – Andradina e ORDEM - Mirandópolis)

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

FATEC & CONATEC

Feira e Congresso de Tecnologia e Administração

Mirandópolis-SP. - Acontece nos dias 16, 17 e 18/11, a I FATEC – Primeira Feira de Administração e Tecnologia e a I CONATEC – Primeiro Congresso de Administração e Tecnologia, abrangendo inúmeras cidades da região, com a participação de empresas e instituições de ensino.
A Feira é destinada aos empresários, universitários e população interessada no desenvolvimento econômico da região. Serão realizadas cerca de nove palestras ao logo dos três dias, aberta a todos, ministradas pelo SEBRAE, SENAC e Faculdades da região, as palestras não terão qualquer custo e abrangerão administração e tecnologia.
Serão diversas cidades envolvidas na Feira e no Congresso, entre elas, Araçatuba, Murutinga do Sul, Andradina, Guaraçaí, Lavínia, Guararapes, Valparaíso, Três Lagoas (MS), entre outras. É estimado um público de 20 mil pessoas. As empresas podem montar stands para exposição de produtos e serviços, o SEBRAE e o SENAC de Araçatuba já estão a disposição para solucionar dúvidas e acompanhar os empresários na montagem dos stands.
O evento será realizado no Recinto de Exposições “Antonio Hidalgo”, das 9h às 21h, no local serão montados praça de alimentação, dois auditórios para as palestras, e ainda espaço para cerca de 70 empresas expositoras. O evento tem o apoio do SEBRAE de Araçatuba, SENAC de Araçatuba, UNIESP de Mirandópolis, UNIESP de Guararapes, UNIP de Araçatuba, UFMS de Três Lagoas e Banco do Brasil.
A I CONATEC tem o objetivo de promover encontro e troca de experiência entre universitários e empresários da área de administração de empresas e tecnologia da informação, o evento estará acontecendo paralelamente a I FATEC do município.
Também será realizada no local uma Festa Have, com 12 horas de duração, com a presença de dois Djs, tendo essa festa um preço à parte. O evento conta ainda com equipe de segurança especializada, grande divulgação pelas rádios da região e apoio de grupo televisivo e jornais regionais.
Para maiores informações entrar em contato com Dennis pelo fone (18) 9129 5960. As vagas para a participação de empresas são limitadas.
Transcrito do Jornal "Diário de Fato"

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Elektro traz Estação Científica

Mirandópolis-SP. – De 08 à 11/10, a Estação Elektro, em parceria com a Prefeitura Municipal através do Departamento Municipal de Educação e Cultura, estará com um projeto pioneiro que divulga, de forma lúdica, experimentos científicos.
O projeto visa estimular o uso adequado da eletricidade. Atenderá escolas municipais, estaduais e particulares, onde os alunos terão contato direto com a ciência, conhecendo processos químicos, que fazem parte do cotidiano da população.
A Estação é o principal projeto da empresa focado na segurança da população no sistema elétrico. A Estação é composta por um conjunto de experimentos científicos, montado em uma carreta de 13 metros de comprimento, que permite um contato lúdico e didático com os conceitos sobre eletricidade: sua descoberta, geração de energia elétrica, seu uso, riscos e cuidados necessários na sua utilização.
De novembro de 2005, quando começou a percorrer a área de concessão da Elektro, a dezembro de 2006, o projeto já passou por 54 municípios e levou orientações a 46,7 mil crianças, adolescentes e adultos. Todas as visitas são acompanhadas por monitores que explicam os conceitos e os experimentos. O projeto também oferece oficinas com informações sobre cuidados com a energia elétrica para profissionais da construção civil, de estabelecimentos comerciais e para trabalhadores de áreas rurais.A Estação Elektro será instalada na Avenida Rafael Pereira na esquina com a Rua João Domingues de Souza, e estará aberta a toda população das 8h às 20h30.

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

TV digital começa por SP no final de 2007

Mirandópolis-SP. - A TV digital deverá começar a funcionar no final do ano que vem no Brasil. Segundo cronograma divulgado ontem pelo Ministério das Comunicações, as transmissões começam pela região metropolitana de São Paulo, em dezembro de 2007.As demais capitais começam as transmissões em dezembro de 2009, e todos os outros municípios, em dezembro de 2013. Inicialmente, as emissoras continuarão usando também o sistema analógico, que só será desligado no final de junho de 2016, sempre segundo o cronograma apresentado ontem.O ministro Hélio Costa (Comunicações) ressalvou que o cronograma é "conservador" e que a implantação pode até ocorrer antes do previsto.No final de junho deste ano, o governo anunciou oficialmente a escolha do padrão japonês (ISDB) para as transmissões de TV digital, dizendo que ele teria se mostrado tecnicamente mais "robusto" para transmissões para receptores móveis. O padrão era o preferido das emissoras de TV, porque, em tese, torna mais difícil a entrada das empresas de telefonia no mercado televisivo.O padrão japonês disputou com os padrões europeu (DVB) e americano (ATSC). De acordo com o governo brasileiro, o Japão teria se comprometido a estudar a viabilidade da instalação no Brasil de uma fábrica de semicondutores e estaria comprometido com a possibilidade de transferência de tecnologia.Ontem, o ministro Hélio Costa (Comunicações), ao anunciar o cronograma, disse que o governo federal enviará correspondência ao Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária, órgão que representa os governos estaduais) em que pedirá a redução da alíquota de ICMS (que varia aproximadamente de 10% a 15%) para a importação de equipamentos sem similar nacional que serão usados no processo de digitalização das redes das emissoras.Segundo Costa, o custo de digitalizar as transmissões de uma emissora é de, aproximadamente, US$ 1,6 milhão. A principal diferença entre a TV digital e a analógica --além da maior definição da imagem e do som-- é a capacidade de interação com o telespectador. A interatividade deve transformar o ensino à distância e o comércio de produtos pela TV.Para ter acesso às transmissões digitais, o telespectador tem duas opções: comprar uma TV nova, que já receba o sinal digital, ou comprar um conversor, que o governo estima que custará aproximadamente R$ 100,00.Até o final de junho de 2016, o telespectador que não comprar pelo menos um conversor continuará a ter acesso à programação analógica. Quando o sistema analógico for desligado, para assistir à televisão, será preciso comprar pelo menos o conversor.Hélio Costa avaliou que a mudança terá menor impacto no bolso do telespectador do que a mudança de preto-e-branco para cores, no início dos anos 1970. "O aparelho em cores custava cinco vezes mais que o preto-e-branco", disse o ministro.Canais públicosCom a implantação do padrão digital, afirmou o ministro, haverá mais espaço nas faixas de freqüência. Parte desse espaço será para mais canais públicos de televisão, que teriam redes nacionais de TV digital. "Vamos usar esses canais para iniciar um procedimento de redes públicas de televisão", disse Costa.Costa citou como exemplos de redes nacionais digitais os seguintes canais: Radiobrás, Ministério da Educação, Ministério da Cultura, Câmara dos Deputados e Senado.Além desses canais federais, cada município teria um "canal da cidadania", um canal público digital municipal. O ministro disse que serão, ao todo, dez canais públicos, dos quais quatro novos.

ORKUT - Museu do Cidadão - A Vida em Questão!

Mirandópolis-SP. - O Projeto "Museu do Cidadão - A Vida em Questão!" tem um novo participante, trata-se de Luis Oscar Ribeiro (Aposentado/Defensor da Causa Pública).
Participe dessa comunidade acessando o link do orkut que vai abaixo.

http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=9794486090168768700

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Arte de furtar

Mirandópolis-SP. - Há tristeza em certos ambientes públicos. Seus operadores não conseguiram atingir o grau desejado. Ainda existe espaço. Pode-se cair mais. Alcançar os últimos da lista. É o objetivo. Um dia chega-se lá.
Em uma lista de cento e oitenta países, onde a nota vai de zero a dez, o Brasil ficou com o grau três e meio. A posição? Um modesto septuagésimo segundo lugar. Um desconsolo só.
A ironia é o que resta. Na verdade, mais um constrangimento para as pessoas honradas. Os números indicados correspondem à pesquisa produzida pela Transparência Internacional, junto a empresários de todo o mundo.
Aponta o levantamento o índice de desonestidade presente em cada país, segundo os critérios da pesquisa. Fica o Brasil em lugar pouco confortável. É considerado como país de elevados níveis de corrupção.
A história é velha. No Século XVII, um anônimo publicou obra clássica: Arte de Furtar. Descreveu todas as práticas utilizadas em Portugal, à época metrópole.
Muitas as modalidades expostas na Arte de Furtar. O cenário, quase sempre, os elevados gabinetes oficiais. Roubava-se desavergonhadamente.
Outro tanto acontecia na colônia. O Brasil que sempre se mostrou como privilegiado palco. Vinham esfarrapados para os trópicos. Voltavam ricos e presunçosos para a terra natal.
Aprenderam os nativos as práticas adventícias. Deu no que deu. A corrupção incorporou-se aos costumes locais. Durante o dia ou a noite, surrupiar tornou-se hábito comum.
Para as indecências, uma confissão e algumas orações de encomenda. A alma ficava em paz e confortáveis os bolsos. Para cada corrupto, uma indulgência especial.
Caminhou-se desta maneira durante todo o período colonial. Avançou-se pelo Império e seus dois reinados. Atingiu-se a República em suas várias fases. Não se abandonaram as práticas corruptas neste Século XXI.
Não dá para continuar. As sociedades globalizadas exigem níveis elevados de confiabilidade. Os agentes públicos devem se pautar por princípios éticos.
Os particulares, por seu turno, precisam elaborar nova mentalidade. Nos tempos contemporâneos, não existe mais espaço para a corrupção. A liberdade expõe os desvãos da burocracia. Nada é oculto.
Construiu-se uma rede internacional de informações. O banqueiro corrupto e corruptor pode evadir-se por algum tempo. Basta um descuido. É apanhado nas malhas dos serviços de inteligência.
Falará. Até para obter benefícios previstos nas leis penais. Muitos patriarcas da República tremem. São os novos tempos. Começam a perder substância as práticas corruptas.
Olhe-se o mensalão. Em sua versão federal, quarenta já foram denunciados. Agora, é a vez da província. Vai acabar também em processo crime. Basta esperar para ver. Vão sobrar muitas penas.
Os órgãos de fiscalização apresentam-se cada vez mais operantes. As cortes de contas e as polícias agem com acuidade. A cidadania acompanha. E mais. Aponta-se à execração pública os corruptos.
Um outro registro triste. Dois países do Mercosul se encontram em posição incômoda: Brasil com sua nota 3,5 e a Argentina atirada ao centésimo quinto posto, com seu grau 2,9. Com estes níveis de imoralidade, fica difícil operar um mercado econômico dinâmico.
Assim caminha o sul da América. Falta vergonha. Sobram contas obscuras. Tudo parece sem limites. O público e o privado confundem-se promiscuamente.
Por toda a parte existem desvios de verbas públicas e tráfego de influências. Nada, porém, se aproxima às diatribes dos países deste Hemisfério.
Não bastam as instituições existentes. São insuficientes. Há quem aponte para a necessidade de nova divisão de poderes do Estado. Postulam a criação de um poder supervisor da integridade.
Pode ser boa idéia. De boas intenções o inferno está cheio. E de corruptos também.

Cláudio Lembo é advogado e professor universitário. Foi vice-governador do Estado de São Paulo de 2003 a março de 2006, quando assumiu como governador.

Fale com Cláudio Lembo:

Concurso vai premiar boas idéias para combater corrupção

Diante dos escândalos de corrupção que se proliferam nas mais diversas instâncias do poder público brasileiro, a Controladoria Geral da União (CGU) resolveu recorrer à criatividade da população, no intuito de frear o problema.
Um concurso promovido pelo órgão vai distribuir cerca de R$ 35 mil em prêmios para as melhores pesquisas voltadas à prevenção e ao combate à corrupção no Brasil. Um outro projeto, voltado para o público adolescente e infantil, também vai premiar alunos do ensino fundamental que melhor retratarem o tema em um desenho ou redação. O objetivo é incentivar a participação dos cidadãos de todas as idades no controle da Administração Pública para tentar, assim, reduzir o avanço dos prejuízos causados por atos corruptos.
Poderão participar do 2º Concurso de Monografias universitários e profissionais de qualquer nacionalidade e faixa etária. Os candidatos deverão apresentar projetos inéditos que abordem temas ligados a controle interno, ética e integridade pública, transparência, controle social, modelos e técnicas de investigação, auditoria e fiscalização, combate à impunidade, entre outros. Segundo a CGU, o projeto tem como finalidade identificar iniciativas bem-sucedidas na área e colher proposições de políticas e ações que possam ser adotadas por governos e pela sociedade.
Para o secretário de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas da CGU, Marcelo Stopanovski, a intenção do concurso é buscar no meio acadêmico boas idéias de combate à corrupção, baseadas em argumentos teóricos e científicos. “É uma via de mão-dupla, em que aprendemos em conjunto com a sociedade, com vistas a melhorar as políticas públicas e o controle social”, explica. A primeira edição do concurso ocorreu em 2005 e gerou bons resultados apesar da participação pouco expressiva das universidades. “Pretendemos, desta vez, mobilizar um número ainda maior de instituições”, diz Vânia Vieira, diretora de Prevenção da Corrupção da CGU.
A idéia é estimular a esperança que ainda existe nos brasileiros para desenvolver ações eficientes, capazes de mudar o quadro atual. Segundo uma pesquisa divulgada esta semana pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), 85% dos brasileiros ainda acreditam que a corrupção pode ser combatida, apesar dos recentes episódios e escândalos envolvendo o meio político.
Uma sondagem semelhante realizada este ano na capital federal pelos professores de Teoria da Corrupção da Universidade de Brasília, Ricardo Caldas e Robson Pereira, demonstra que a população se vê como principal agente para acabar de vez com o problema. Quando questionados sobre quem deve combater a proliferação de atos corruptos, 22,7% dos entrevistados apontaram a própria sociedade civil como capaz de frear o problema, colocando-a a frente de órgãos públicos de controle interno e externo das atividades governamentais.
Nesse sentido, Stopanovski considera essencial iniciar a conscientização desde cedo. Por isso, além de mobilizar jovens e adultos, a Controladoria pretende estimular o interesse das crianças e adolescentes pelo controle social. O órgão vai premiar com certificados, medalhas e microcomputadores, os melhores textos e desenhos que demonstrem como a sociedade pode ajudar no combate à corrupção. Em agosto deste ano, um projeto piloto desenvolvido em Santo Antônio do Descoberto, município de Goiás, mobilizou mais de 2 mil alunos.
Depois dos bons resultados obtidos com o projeto-piloto, agora, poderão participar do concurso todos os municípios que integram o programa Olho Vivo, desenvolvido pela CGU, que percorre as localidades capacitando os cidadãos para a realização de um acompanhamento rigoroso dos gastos públicos. O projeto tem o objetivo de despertar o interesse dos estudantes pelo controle social e promover a reflexão sobre o tema no ambiente escolar.
“A criança possui uma sensibilidade que a permite exprimir nos textos e desenhos o sentimento da sociedade diante da corrupção”, destaca o secretário. Segundo ele, a experiência no estado de Goiás deu tão certo, que trechos das redações muitas vezes são incluídos nas apresentações que a Controladoria costuma fazer em outras instituições públicas. “Essa cultura de não aceitação da corrupção e da impunidade deve ser estimulada desde cedo”, ressalta Stopanovski.
Os prejuízos da corrupção
O ranking elaborado anualmente pela entidade Transparência Internacional, que mede a percepção na sociedade do nível de corrupção entre seus políticos e autoridades, revelou que o Brasil ainda tem muito trabalho pela frente. Embora tenha melhorado levemente sua performance em relação ao último levantamento - de 3,3 pontos para 3,5 pontos – o país caiu 70º para o 72º lugar na lista. Para a presidente da entidade que organizou a pesquisa, Huguette Labelle, o resultado indica que houve uma recente melhora no combate à corrupção no Brasil. No entanto, ponderou que a melhoria não foi mais significativa por conta dos recentes escândalos envolvendo integrantes do governo, parlamentares e dirigentes públicos.
Um estudo da Fiesp sobre o problema no Brasil demonstra que o país perde R$ 26,2 bilhões (o equivalente a aproximadamente U$ 13,1) com os atos corruptos praticados. Para se ter uma idéia da amplitude dos prejuízos, a perda é superior ao orçamento 2007 de sete ministérios brasileiros (Cidades, Cultura, Esporte, Meio Ambiente, Relações Exteriores, Transportes e Turismo juntos). Com os recursos perdidos por conta da corrupção brasileira daria para construir mais de um milhão de casas populares, que atenderiam cerca de 4 milhões de brasileiros.
Segundo a pesquisa da Fiesp, se os índices de corrupção no Brasil fossem semelhantes aos do Chile, a renda per capta brasileira aumentaria 23%. O avanço da corrupção, sobretudo no meio político acaba afetando em cheio a credibilidade da administração pública. Uma pesquisa da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) demonstra que apenas 11% dos brasileiros confiam nos políticos, enquanto só 16% acreditam nos partidos políticos. O problema, no entanto não é exclusivamente brasileiro. Atualmente, estima-se que a corrupção no mundo consuma cerca de U$ 1 trilhão, o que corresponde a 1,5% do PIB mundial.
Segundo o professor de Teoria da Corrupção Robson Pereira a baixa credibilidade das instituições públicas, do governo e dos próprios políticos se deve, em grande parte, às descobertas de práticas corruptas.”O brasileiro diz que nunca participou desse tipo de prática. Ele associa facilmente atos corruptos ao político, mas não a si mesmo. Isso é problemático, já que a corrupção não é exclusividade do meio político. É um problema endêmico, que faz parte da cultura brasileira gerando um ciclo vicioso que precisa ser combatido em sua totalidade”, explica. Entre os entrevistados pela sondagem feita na UnB, a maior parte, 66%, disse não se considerar vítima da corrupção.
Serviço
O 2º Concurso de Monografias será dividido em duas categorias: universitários e profissionais. Serão premiados os dois melhores trabalhos em cada uma delas: na categoria universitários, R$ 7,5 mil para o 1º colocado e R$ 4 mil para o 2º colocado; na categoria profissionais, R$ 15 mil para o 1º colocado e R$ 8 mil para o 2º colocado. Poderão concorrer trabalhos inéditos individuais ou em grupo, que ainda não tenham sido publicados pela imprensa ou em livro. As monografias premiadas no concurso anterior não poderão concorrer novamente. Os trabalhos devem ser enviados à Escola de Administração Fazendária (Esaf) via carta registrada, até o dia 8 de outubro de 2007, ou via encomenda expressa, do tipo sedex, até o dia 15 de outubro de 2007. Informações: cgu.df.esaf@fazenda.gov.br. ou http://www.cgu.gov.br/. O endereço para o envio dos trabalhos é: Escola de Administração Fazendária - Esaf - Diretoria de Educação - Dired - Rodovia BR 251 - Km 4 - Bloco “Q” - 71686-900 - Brasília - DF.
O concurso de redação e desenho, por sua vez será dividido em duas categorias e duas etapas. A categoria Desenho será destinada aos alunos do 1º ao 5º ano. Já a de Redação será voltada aos estudantes da 6ª à 9ª séries. Durante a primeira etapa, realizada em cada município, serão selecionados os três melhores trabalhos de cada série inscritos nas duas categorias, que estarão classificados para concorrer na fase nacional. Os trabalhos selecionados na primeira etapa receberão medalhas ou placas e certificados. Para o primeiro colocado de cada série na fase nacional o prêmio será um microcomputador e um certificado. As equipes responsáveis pelo Programa Olho Vivo, ficarão a cargo de mobilizar as escolas participantes do programa para orientar alunos e professores quanto à inscrição no concurso.
As solenidades de premiação ocorrerão na comemoração do Dia Internacional contra a Corrupção, no mês de dezembro.
Fonte: AMARRIBO