quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Projeto “Kombi Biblioteca” inicia sábado

Mirandópolis-SP. – Inicia neste sábado (01), o Projeto “Kombi Biblioteca”, na Praça da Bíblia, no Bairro Santa Rosa, realizado pela Prefeitura Municipal em parceria com a FAM – Faculdade de Mirandópolis.
Alunos da faculdade e parceiros da Prefeitura, receberão treinamento durante a manhã deste sábado, onde terão uma noção básica sobre o funcionamento de uma biblioteca e logo após, a 13h, eles irão até a Praça da Bíblia, onde será iniciado o projeto.
A “Kombi Biblioteca” terá livros de literatura infantil e juvenil, e será aberta para toda a população, facilitando o acesso ao livro em todos os bairros. O projeto funcionará em bairros diferentes toda semana, buscando atingir um grande número de pessoas, ampliando o número de leitores no município.
A Diretora do Departamento Municipal de Educação, Eunice Zuin Fazano espera que o projeto vingue e se torne conhecido. Esta é uma forma de introduzir a literatura em todos os segmentos da sociedade.
Transcrito do Jornal "Diário de Fato"

“TODOS CONTRA A CORRUPÇÃO”

Mirandópolis-SP. – A Caravana “Todos Contra a Corrupção” confirmou presença nesta sexta-feira(31/08), quando se reunirá com autoridades do município para discutir sobre fiscalização e uso de verbas públicas.
Segundo o presidente em exercício da ONG “ORDEM”, o aposentado Luiz Oscar Ribeiro, coordenador da visita, a Caravana é composta de representantes de diversos órgãos público e organizações não governamentais empenhados no combate à corrupção e desvio de recursos públicos.
“Trata-se de uma forma de aprender a fiscalizar os serviços públicos”, com mais controle ganha o município em saúde, educação, segurança e saneamento básico, afirmou Luiz Oscar.
Estão confirmados os seguintes representantes das entidades seguintes: Lizete Verillo, Diretora Adjunta de Combate a Corrupção da AMARRIBO, Amigos Associados de Andradina; dois representantes da AUDITAR e União dos Auditores Federais de Controle Externo do Tribunal de Contas da União; um representante da UNASUS - União Nacional dos Auditores do Sistema Único de Saúde; Augusto Miranda, Vice-Presidente do Instituto de Fiscalização e Controle, entidade que organiza as Caravanas.
“Estou aguardando, ainda, a confirmação da presença de um representante da FENAPEF - Federação Nacional dos Agentes da Polícia Federal e de um representante da Associação Nacional dos Advogados da União e de um representante do Tribunal de Contas do Município de São Paulo.
10H00 reunião na OAB - Mirandópolis-SP.
14H00 reunião com a imprensa - Sindicato dos Agentes Penitenciários - Rua Japão
19H30 reunião aberta a população - Câmara de Vereadores
Transcrito do Jornal "Diário de Fato"

Banda Vovotinha - Pra Que Medo!

Você conhece a Banda VOVOTINHA... NÃO???
Pois saiba que essa banda é da cidade de Barra Bonita e um dos seus
integrantes é de Mirandópolis - estou falando do João Pedro (Pedrinho)
Para saber mais acesse o link abaixo e conheça um dos seus clipes que eu
consegui no YOUTUBE.

Com vocês...Senhoras, Senhores
VOVÓTINHA...

http://br.youtube.com/watch?v=V92ty3OZKmI

contatos: pedrinhokeyboards@hotmail.com

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Festival InterUnesp acontece em setembro

Mirandópolis-SP. – Acontece nos dias 07, 08 e 09 de setembro, o XVI Festival InterUnesp de MPB – Música Popular Brasileira, em Ilha Solteira, contando com diversos shows.
Estarão fazendo os shows “O Teatro Mágico”, Mundo Livre S/A, o cantor e compositor Oswaldo Montenegro, além de Cover de Raul Seixas por Grillo Vergueiro. Os convites podem ser adquiridos na hora do show, ou pela compra de pacote dos três dias por R$30 para não sócio.
O evento será realizado pelo Diretório Acadêmico Marco Eustáquio de Sá, UNESP – Universidade Estadual Paulista “Julio Mesquita Filho” – Campus de Ilha Solteira, para mais informações entrar em contato pelo fone (18) 3742 1849 ou pelo site

“Escola da Família” completará 4 anos

Mirandópolis-SP. – O Programa “Escola da Família” completará quatro anos no próximo domingo (26/08), e para comemorar, as escolas estaduais preparam atividades especiais para a data.
No sábado, (25/08) a E.E. “Dr. Edgar Raimundo da Costa” fará suas atividades com exposições das obras confeccionadas nas oficinas de pintura em tela, gincanas, confraternização com bolos e refrigerante para as crianças, apresentação do Grupo Teatral “Trapos e Cacos” com a esquete “O Assalto”. Durante à tarde, pagode com ex-membros do Grupo Resenha.
A E.E. “Dona Noêmia Dias Perotti”, comemorará o 4º aniversário do Programa no dia 1º de setembro também com exposições de seus trabalhos desenvolvidos nas oficinas de: pintura em tecido, arte em E.V.A, crochê, bordado, decopagem em tela e biscut.
Na seqüência, serão apresentados danças pelo grupo de jovens do Projeto “Game SuperAção”, um lanche especial será servido aos presentes, e para finalizar serão sorteados vários brindes.
Transcrito do Jornal "Diário de Fato"

Mirandopolense representará país em Santo Domingo

Mirandópolis-SP. – Lucas Ariki Mifune, 10, participará do Campeonato Pan Americano, na capital Santo Domingo na República Dominicana, que acontece entre os dias 30 de agosto a 10 de setembro, depois de ter sido escolhido para a equipe pré-infantil brasileira.
O atleta foi escolhido para a Seleção Brasileira de Beisebol, após ter participado da seletiva que aconteceu nos dias 26 e 27 maio, na Yakult (Centro de Treinamento), em Ibiúna, onde cerca de 94 atletas de todo o Brasil, participaram e apenas 18 se classificaram.
Lucas foi o único escolhido da região. Além dele, participaram da seletiva outros quatro jovens de Mirandópolis, e muitos outros de várias cidades da região. O Campeonato Pan Americano terá a participação de 10 equipes da América.
A equipe brasileira terá como técnico o cubano, Augusto Alberto Fonseca Márquez e os auxiliares, Renato Shodi Suenaga, Luis Massashi Houra e Marcelo Seiji Mifune, sendo o último, pai do atleta Lucas Ariki Mifune, que conquistou com muito empenho um lugar na equipe brasileira.
Lucas irá jogar na mesma posição que joga no Brasil, como receptor, onde mostrou ter uma grande habilidade. O embarque está marcado para o próximo dia 29 (quarta-feira) e volta no dia 10 de setembro.
Transcrito do Jornal "Diário de Fato"

Mapa Cultural abre inscrições

Mirandópolis-SP. – Foram abertas as inscrições para o Mapa Cultural Paulista – fase municipal, nesta última terça-feira (21) e vão até o próximo dia 29 (quarta-feira). As inscrições podem ser feitas no Departamento Municipal de Cultura, das 8h30 às 11h e das 13h às 16h.
O Mapa Cultural Paulista abre inscrições nas seguintes expressões: fotografia; artes plásticas, canto coral, teatro, desenho de humor, dança e literatura. Quem se classificar vai para a fase estadual, onde estará concorrendo com artistas de todo o Estado de São Paulo.
Transcrito do Jornal "Diário de Fato"

terça-feira, 14 de agosto de 2007

Projeto visa a expansão do conhecimento literário



Mirandópolis-SP. – O escritor e jornalista, Jânio Alfredo Alves de Souza (Fred), deu início ontem (13), ao projeto “Livro Solto”, que tem como principal objetivo expandir a leitura para jovens, crianças e adultos de todos os níveis sociais.
O projeto que nasceu em uma conversa com amigos já está em funcionamento, e está aberto a todos que quiserem participar. Fred deu o primeiro passo, colocando em bancos da Praça “Manoel Alves de Ataíde”, dois livros de literatura que ele já leu, trazendo em seu interior a seguinte mensagem:
“Livro não se mede pela grossura ou finura e sim pelo conteúdo que nos envolve. Leia com sabor, manuseie com carinho e continue essa corrente de socialização do livro. Tire você também o livro da estante e deixe em um dos bancos da praça, vamos juntos, fazer florescer o gosto pela literatura nas pessoas”.
Todos podem participar, é necessário apenas pegar um livro de literatura que você já tenha lido, e colocar na praça com a mesma mensagem, criando assim uma corrente, a pessoa vai ler o livro, devolver ao banco da praça ou emprestar para um amigo, que passará para outro e também irá socializar um livro.
O projeto não tem responsável ou administrador, todos podem participar e trabalhar em prol da socialização de livros, expandindo assim a literatura para todos.




Transcrito do Jornal "Diário de Fato"






segunda-feira, 13 de agosto de 2007

As decisões conflitantes do Tribunal de Justiça

Mirandópolis-SP. - Uma estranha decisão do Tribunal de Justiça que modificou um Acórdão que já sido publicado está causando perplexidade a operadores do direito que militam na Comarca de Mirandópolis. Trata-se do julgamento pela 6a. Câmara de Direito Civil daquele Órgão, constituída por três desembargadores, que havia negado, por unanimidade, a apelação do ex-prefeito JORGE DE FARIA MALULY condenado em 1ª Instância por ter praticado ato de desonestidade administrativa ao não se afastar do cargo de direção que ocupou na indústria "ALCOMIRA S/A", que era de propriedade de sua família.
O Acórdão assinado pelos desembargadores manteve a condenação do ex-prefeito a perda dos direitos políticos por cinco anos e a multa de cerca de R$100,000,00 por ter descumprido dispositivo da Lei Orgânica de Mirandópolis, não aceitando a alegação da defesa da ocorrência de litispendência, vale dizer, existência simultânea de duas ou mais demandas, provocando litígio a propósito de uma relação jurídica. Essa questão se referia a uma ação popular que obteve medida liminar impedindo a Câmara de Vereadores modificar o dispositivo da lei após o ex-prefeito a ter violado por permanecer durante três anos de seu primeiro mandato acumulando o cargo de diretor-superintendente da Alcomira S/A. Naquele período o presidente do legislativo era um empregado da empresa de propriedade do ex-prefeito que não declarou, como deveria fazê-lo, a perda do cargo do prefeito como determinava a Lei Orgânica.
A Ação Popular em questão foi declarada improcedente no Tribunal de Justiça e permitiu então que a Câmara de Vereadores, depois de decorridos mais de quatro anos dos fatos, retirasse o dispositivo que fora violado por Jorge de Faria Maluly.
Ao emitir um novo Acórdão com data de 30 de julho último, atendendo a mais um recurso da defesa, os mesmos desembargadores mudaram o entendimento manifestado no mês de março e decretou a extinção do processo sem julgamento do mérito, desta feita aplicando a denominada "litispendência" que haviam descartado no primeiro julgamento. Mais ainda, a nova decisão teve efeito retroativo, pois convalidou a esdrúxula e subserviente modificação que os vereadores que rezam pela cartilha do ex-prefeito praticaram na legislação do município.
Todavia, outra condenação pela prática de ato desonesto aplicou ao ex-prefeito a perda de seus direitos políticos por cinco anos e vai ser julgada pelo Tribunal de Justiça em data ainda não conhecida. Desta feita a sentença é do ilustre e culto magistrado, Dr. Adeilson Ferreira Negri, datada de 10 de novembro de 2.006, Autos nº 814/2005, que se deu em razão de JORGE DE FARIA MALULY, em período vedado pela Lei Eleitoral e utilizando a emissora de rádio local de sua esposa, ter feito, acintosamente, sem autorização da Justiça, programas que tiveram nítido cunho eleitoreiro, para autopromoção e favorecimento do candidato a prefeito de seu partido. Além disso, Maluly autorizou a publicidade em um tablóide impresso em Araçatuba, onde constava seu nome, com fotos, símbolos, imagens que caracterizavam sua promoção pessoal, distribuído fartamente no mês que antecedeu às eleições municipais de 2.004.
O magistrado que prolatou essa sentença verberou a conduta do ex-prefeito, tendo afirmado nos autos que ela causou prejuízo à Democracia e ainda foi classificada como sendo "um verdadeiro ato de coronelismo político".
Resta a esta organização que foi a autora das duas denúncias ao Ministério Público que originou nos processos ora enfocados, bem como a todos os munícipes de Mirandópolis que prezam o respeito às leis, aguardar serenamente a decisão do Tribunal de Justiça nesta outra condenação e ficar no aguardo de que não venha a ocorrer a institucionalização em nosso município da nefasta prática do coronelismo político, tão presente ainda nos grotões existentes no nordeste brasileiro.
Transcrito do Jornal "Diário de Fato"

CONSEG se reuniu para discutir trânsito

Mirandópolis-SP.– O Conselho de Segurança de Mirandópolis – CONSEG, reuniu-se na manhã desta quarta-feira, 08/08, na Câmara Municipal para discutir assuntos pertinentes à segurança do município.
Presidida por Ronaldo Marconato, a reunião colocou em pauta questões importantes no que diz respeito ao trânsito da cidade na presença de autoridades como Delegado de Polícia, Dr. Jenner Vieira de Faria; Delegado do Ciretran, Dr. Silvio Marinho Gimenez e o prefeito José Antonio Rodrigues, entre outros.
A primeira questão tratada foi a regulamentação da profissão dos motos-taxistas, cujo projeto está nas mãos do prefeito que enviará à Câmara para apreciação e votação. O projeto que havia sido discutido anteriormente precisou de algumas mudanças para estar em acordo com o Código Brasileiro de Trânsito.
Outro assunto da pauta foi a criação de bolsões para estacionamento de motos, tendo em vista o aumento do tráfego destes veículos. Também falou-se da possibilidade da criação de um Departamento de Trânsito e por fim, para tratar de todos estes assuntos, foi nomeada uma comissão que deverá reunir-se para discutir todas as mudanças indicadas.
O próximo passo agora, é a população estar atenta às sérias mudanças que deverão acontecer brevemente, modificando o fluxo de veículos, que poderão facilitar e melhorar a segurança de pedestres e condutores.
Transcrito do Jornal "Diário de Fato"

Bolsões para estacionamento de motocicletas

Mirandópolis-SP. - Na reunião entre os membros do CONSEG – Conselho Municipal de Segurança, autoridades e convidados, realizada na última quarta-feira (08/08), um dos assuntos que vem tirando a tranqüilidade das autoridades de transito na cidade é o aumento vertiginoso de novas motocicletas no município.
Segundo o delegado Dr. Silvio Gimenez, somente no último mês, mais de 170 novas motos foram licenciadas no DETRAN local. O aumento no numero de motos significa que devemos estar atentos para que esse tipo de veículo não se transforme em transtorno no transito, em especial quanto ao estacionamento na área central da cidade, disse o delegado. Em vista da situação que pode ser considerada alarmante, por unanimidade dos presentes ficou decido que nos próximos dias serão implantados vários bolsões de estacionamento.
Na rua Nove de Julho as motos estão sendo estacionadas sem qualquer critério se transformado em um dos principais gargalos, vês que uma moto mal estacionada ou estacionada fora do bolsão, ocupa a vaga de um veículo.
O delegado chamou a atenção também para a falta de regulamentação. Segundo o Código Nacional de Transito, á distância obrigatória nas esquinas é de 6 metros, e na maioria delas não alcança 3 metros. Estacionar fora da regulamentação pode significar multa. Ficou definido ainda, que os bolsões devem ser alocados sempre de forma a facilitar o transito e aumentar a visibilidade das esquinas. Os bolsões com maior capacidade serão localizados nas ruas transversais.
A Comissão escolhida na ocasião e que será nomeada pelo prefeito municipal, criada para rediscutir o transito na cidade, se reunirá na próxima terça-feira (14/08), ocasião em que será discutida, também, a implantação de bolsões para estacionamento de bicicletas, circulação de caminhões e horário especial para carga e descarga, nas principais ruas.
Transcrito do Jornal "Diário de Fato"

Geração Zapping

Mirandópolis-SP. - Quem diria, já entrei na fase de observar o que as gerações mais novas têm feito e, como têm feito. Um dos traços que mais me encantam nesta nova turma é, sem dúvida, a velocidade.
Velocidade com que nascem. A maioria dos partos neste país é com data marcada. Prático, indolor, programável.
Velocidade com que arrumam mães postiças. Na vida quase normal, quem pariu cumpre licença maternidade e, depois dos quatro meses de direito, retorna ao trabalho. A criança vai ter de passar algumas horas do dia com outra pessoa.
Velocidade com que são envolvidas pelo brinquedo mais versátil da Terra, o computador. Qualquer banquinha de camelô vende versões infantis de máquinas com cores à revelia, fora o dos pais. Tem também a velocidade com que vão para a escolinha, cursinhos disso e daquilo, reforço, esporte. Afinal, criar um super-homem é tarefa árdua, cara e longa.
Admiro, mas também me espanto. Não é de hoje que vejo que a tal velocidade parece interferir no modo em que os que vêm aí se relacionam. Parece que o mundo e seus enigmas podem ser revolvidos com um mero clique, como se um mouse imaginário fosse acionado e, em segundos, viesse a resposta na tela da nossa face. Esperam que nós tenhamos também o tempo de chips.
A psicologia trouxe uma resposta. A turma que ultrapassou em muito a marca dos 100 por hora tem nome próprio, geração zapping, fenômeno do comportamento devidamente reconhecido e estudado. A analogia se aproveita do involuntário e quase sagrado ato de 'zapear' o controle remoto. É o aperto compulsivo atrás do canal de tv mais interessante, do clique turbulento nas páginas da internet e, não raramente, segundo os psicólogos, da troca rápida das coisas. Um descarte que acerta em cheio as relações humanas.
Aí surge um problema, as opções, os caminhos. Pois o que se tem constatado é a dificuldade advinda da superficialidade, o que tem gerado muita insegurança entre os zapping. Ou será que a tal velocidade permite o olhar atento e crítico sobre as pessoas, a carreira, a política, a economia, a pobreza?
Preocupados com a escolha profissional, grupos de estudo espalhados em universidades do Brasil introduzem dinâmicas de grupo em jovens para se ter mais clareza sobre um eterno dilema humano, autoconhecimento. O que eles encontram? A distância entre o zapear e o conhecer. O zapear é ligado à quantidade. Já o conhecer, à qualidade. Com isso, o paciente tempo até a maturidade corre o risco de ser sacrificado, decidir entre o curso mais parecido com nosso potencial pode significar também o debruçar sobre certos temas. Aí o descarte das possibilidades recusadas pode ser dolorido demais.
Cavalos não vão ocupar o lugar de carros, tampouco devem-se ressuscitar máquinas de escrever para esmagar a praticidade dos teclados. A velocidade é um dos princípios do universo, só muda de tempos em tempos. Charles Darwin já dizia que a seleção natural favorece os mais aptos ao meio. Sempre foi e assim será.
Para saber mais:Orientação Vocacional:alguns aspectos teóricos, técnicos e práticos.Autores: Vasconcelos, Z.B e Oliveira, I.D.Editora: Vetor, 2004.
* Fábio Menegatti é jornalista, formado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e licenciado em História pela Univag.E-mail: fabio@tvca.com.br

PROJETO “LIVRO SOLTO”

Mirandópolis-SP. - PROJETO “LIVRO SOLTO”
Livro não se mede pela grossura ou finura e sim pelo conteúdo que nos envolve.
Leia com sabor, manuseie com carinho e continue essa corrente de socialização do livro.
Tire você também o livro da estante e deixe em um dos bancos da praça.
Vamos juntos, fazer florescer o gosto pela leitura nas pessoas.


quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Grupos se apresentaram em Festival de Inverno

Mirandópolis-SP. – O “Projeto Dançar”, do CEMPIS e o Grupo Teatral “Trapos e Cacos”, participaram na última sexta-feira (03/08), do III Festival de Inverno de Bento de Abreu, na Praça Central da cidade.
Com um bom público, a noite contou com 13 apresentações variadas, das quais música, dança e teatro, em um grande palco montado na rua. Apresentaram-se grupos de cidades da região, como Guararapes, Araçatuba e Castilho.
O prefeito Marlon Antonio Resina esteve presente e abriu oficialmente o evento.
O “Projeto Dançar”, apresentou a dança “Mãe Natureza”, e o Grupo Teatral “Trapos e Cacos”, que inicialmente apresentaria duas esquetes, apresentou a comédia “O assalto”, com Allan D´Augustin, Ana Francieli e Poliana Ventura. A outra apresentação “Em que você acredita”, o grupo decidiu cancelar em virtude da estrutura desfavorável para uma apresentação teatral.
O evento contou ainda com parque de diversão e parque de alimentação.
Transcrito do Jornal "Diário de Fato"

Banda Marcial conquista 1º lugar em Cristais Paulista

Mirandópolis-SP. – A Banda Marcial Municipal de Mirandópolis – BM3 entregou ontem (07), para o prefeito José Antonio Rodrigues, os troféus conquistados no VII Concurso de Bandas Marciais e Fanfarras de Cristais Paulista – “Maestro Rossini”, onde ficaram com o 1º lugar entre as participantes.
A baliza Luana também sagrou-se campeã do evento e o Corpo coreográfico obteve a 2ª colocação. Segundo o Maestro Wellington Reginaldo dos Santos, que está a frente da corporação desde 2001, está foi a melhor apresentação desde a reestruturação, onde destacou o envolvimento do público e apreciação do novo repertório da banda que apresentou duas peças musicais distintas, sendo a primeira Deusa do Fogo do compositor Steven Reineke e como segunda peça, Raphysódia do Compositor Roberto Finn.
Participaram do evento 26 corporações de todo o Brasil, com um público estimado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SCET) aproximadamente 4.500 pessoas.
A Banda Marcial de Mirandópolis que começou um projeto para fim social, hoje se destaca como um projeto que não só se realizou e que conta com 100 crianças e adolescentes numa faixa etária de 14 anos, vem crescendo a cada dia, e se destacando por onde se apresenta.
A Banda Marcial, que recebe total apoio da Prefeitura através do Departamento de Cultura, é hoje uma das melhores bandas do país e já conquistou diversos títulos nacionais devido ao seu grande talento. O Maestro Wellington e o Grupo de Apoio da Banda, agradece a todos os pais pelo incentivo e a Administração Pública e setores ligados pela excelente condição de trabalho.
Transcrito do Jornal "Diário de Fato"

Cléber Ferreira doa quadro ao Ritinha Prates

Mirandópolis-SP. – O Artista Plástico Cleber Ferreira está hoje (08/08) no Hospital Neurológico Ritinha Prates para a entrega da doação de seus quadros que foi exposto no Centro Cultural e Educacional Lauderdalehouse em Waterlow Park, Londres.
A entrega será a partir das 09h, no Hospital que é referência regional para as 40 cidades gerenciadas pela DIR-6 (Direção Regional de Saúde) por atender pacientes com problemas neurológicos e deficiência física e mental.
Transcrito do Jornal "Diário de Fato"

MOSTRA "MIRANDÓPOLIS EM DESTAQUE"






Nas fotos, o proprietário do Restaurante - Marco Carrara
Mirandópolis-SP. - Continua, no Restaurante Carraras - Rua Rafael Pereira, 1260/Centro/Mirandópolis - a Mostra "Mirandópolis em Destaque".
Quadros de vários locais do município, pintados pela artistas plásticas mirandopolenses, Regina Oba e Zezé Sadano.
Convide os amigos e familiares e saboreie a mostra.

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Mirandópolis em Destaque...









Mirandópolis-SP. - Acima, mais fotos da Mostra "Mirandópolis em Destaque", quadros a óleo das artistas plásticas Regina Oba e Amazília (Zezé) Sadano, expostas a partir de hoje no Restaurante Carraras - Rua Rafael Pereira, 1260 - Centro - Fone 3701-5409
Convide os amigos e familiares - entre e fique a vontade.

Caravana da Cidadania em Andradina e Mirandópolis

Caro(a) Amigo(a),
Devido aos problemas com os aeroportos do país a Caravana a Andradina e Mirandópolis foi adiada.
Nova data será no dia 30 de agosto em Andradina SP e 31 em Mirandópolis SP.
Todos estão convidados.
Andradina SP Local: Câmara Municipal de Andradina SP Horário: 19:30
Mirandópolis SP Local: Câmara Municipal de Mirandópolis SP Horário: 19:30
Atenciosamente, Fernanda Lanna Verillo
Dir. Combate à Corrupção

Língua do fi...


Mirandópolis-SP. - Uma lenda mirandopolense diz que num tempo que não vai muito longe um animal teria comido um diploma universitário na cidade. Durante muitos anos quando alguém se apresentava como sendo de Mirandópolis era comum ouvir: “...conheço, é aquela cidade onde vaca come diploma, não é?”.
Piadinhas à parte, o período que vai do meio da década de 1980 até meados da década de 1990 foi muito interessante para Mirandópolis e para quem nela vivia ou a quem a ela recorria com a intenção de visitar parentes ou passar férias. Nesse período aquele miolo onde está localizado o CAM foi muito fértil. Havia bares variados, todos disputando clientes e cada um oferecendo o que havia de melhor na região, fosse petiscos, bebidas ou MPB. Quase foi possível, exageros à parte, traçar um paralelo entre o que acontecia ali e os áureos tempos da mitológica rua 13 de maio, em São Paulo. Quanta diferença. Atualmente o vinho em taça é servido em copo no estabelecimento comercial mais badalado do pedaço.
Como os tempos são outros, os buracos puderam consumir as ruas, a música virou samba de uma nota só, ou seja, é a mesma em todo canto e santo Deus, como é ruim... A fumaça das queimadas de cana sempre sopram no sentido da civilização fazendo as cinzas encontrarem uma fresta no telhado para invadir as casas. Fumaça que na iluminação pública dos postes quase vira neblina. O forte cheiro de queimado, entretanto, denuncia: é poluição. Socorro!!
Na Mirandópolis atual quase todo mundo em idade de trabalho está ligado a presídios. Seria influência da monocultura da cana que reflete na cultura geral, impedindo a diversidade? A falta de opções contribui para o samba de uma nota só soar ainda mais alto e forte, na sauna ou nos lares. E a paranóia? Há pouco, alguém gravando depoimento ao “museu do cidadão” local causou desconfiança a um certo escritório de advocacia que chamou a polícia. Complexo, não?
Mas os temas aqui abordados ou pincelados são velhos conhecidos e já foram debatidos à exaustão, principalmente nas mesas de bar. O que me chamou a atenção dessa vez foi uma nova palavra que os mirandopolenses estão usando, fi. Inventivo, o mirandopolense sempre inovou. Um clássico, talvez o maior exemplo, é o famoso voti, expressão que ninguém nunca viu escrita, mas que todos na cidade sabem bem o que significa. Basta ser de fora, porém, para estranhar. Mas, e fi, simplesmente fi, o que é? Seria fi, substituto de mano, cara, bicho? As crianças usam fi, os jovens em geral também. O que será? Fi, como em Chico Buarque, anda nas cabeças, anda nas bocas. Fi pra todo lado, fi pra todo canto. Fido Dido? O internetês fez você virar vc. E fi, veio de onde? O que combina melhor com fi, interrogação? Exclamação, ponto final? Se por ventura algum fi de Deus estiver me ouvindo, que por favor, me responda.

José Augusto Lisboa
Professor e jornalista
Conheça também os blogs capitaneados por José Augusto Lisboa

MIRANDÓPOLIS EM DESTAQUE\\\Uma Visão Diferente de Nossa Cidade!///




Mirandópolis-SP. - Uma visão diferente e colorida! Cenas de nosso cotidiano captadas pela sensibilidade das duas artistas plásticas Mirandopolenses.
Na hora do almoço ou Happy Hourconheça locais de nossa cidade em telas pintadas a óleo por... Regina Oba e Amazília Sadano.
Saboreie essa mostra, a partir do dia 06 de agosto, nas dependências do “RestauranteCarraras”...Entre e Fique a Vontade!
Rua Rafael Pereira, 1260 - Centro - 3701-5409
Convide os Amigos e Familiares!

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Agricultura incentivará crianças no “Dia da Árvore”

Mirandópolis-SP. – No “Dia da Árvore” (21/09), o Departamento Agrícola prepara uma atividade em parceria com a Prefeitura Municipal, com crianças da rede municipal, incentivando o plantio de mudas nativas.
A atividade será com crianças da 4ª série do Ensino Fundamental de escolas da rede municipal.
O Diretor da Casa da Agricultura Municipal, João Marcos Correa Zuim, ressalta que a atividade dependerá das chuvas, pois se não houver o nível pluviométrico previsto até a data, o plantio será apenas simbólico.
Transcrito do Jornal "Diário de Fato"

Cidade fica em 14º lugar em Desenvolvimento Educacional

Mirandópolis-SP. – Em 20 de junho o município recebeu Menção Honrosa do Ministério da Educação, por ter alcançado a 14º posição, entre os municípios do Estado de São Paulo com o maior índice de desenvolvimento da Educação Básica Municipal.
A Menção Honrosa certificou a cidade pelos bons resultados educacionais obtidos e pela contribuição na melhoria da qualidade da educação básica pública. As EMEFs – Escolas Municipais de Ensino Fundamental se destacaram entre diversas outras cidades da região, como Araçatuba e Andradina.
O Estado espera que até o ano de 2016, o índice geral educacional possa ser de 5.2, número esse já alcançado pelas Escolas Municipais de Mirandópolis. Segundo a Diretora do Departamento Municipal de Educação, Eunice Zuin Fazano, esse é um passo fundamental, sendo que melhorias também são esperadas para o Ensino Médio.
Transcrito do Jornal "Diário de Fato"

Global completa um mês de funcionamento

Mirandópolis-SP. - Após completar um mês de inauguração a Cooperativa Global Reciclagem, já efetuou as pesagens e as vendas dos materiais coletados no município.
Os resultados deixaram os cooperados bastante animados e cheios de expectativas sobre o futuro da cooperativa e da coleta seletiva na cidade.
Foram coletados neste período mais de 6 toneladas de papel, 3,5 toneladas de vidro, 3 toneladas de plástico e quase 2,5 toneladas de metais, totalizando cerca de 15 toneladas de materiais recicláveis.
Por ser o primeiro mês de trabalho, os resultados foram considerados satisfatórios, pelos coletores, enxergam no empreendimento potencial para ampliação dos números visto que, segundo estudos, o município produz diariamente 13 toneladas de lixo e deste total, 30% é composto de materiais recicláveis. Ou seja, foram coletados menos de 10% de todo o material reciclável produzido ao mês na cidade.
Vale ressaltar que em um mês de funcionamento da cooperativa, muitas falhas terão que ser corrigidas. Muitos locais às vezes ficam sem a recolha, sendo que as devidas providências estão sendo tomadas para minimizar o problema. Isto se dá pelo próprio ineditismo do projeto. Todos estão aprendendo o trabalho no dia a dia e quinzenalmente um técnico da ADESÃO – Agência de Desenvolvimento Social, vem a Mirandópolis para acompanhar e corrigir as falhas na recolha. Em virtude disso, os cooperados da Global Reciclagem pedem a compreensão da comunidade para esse período de acertos.
“Essa melhoria se tornará possível na medida em que a população passar a participar mais, separando o lixo dentro de suas residências e dando destino correto ao mesmo”, assim garantem os idealizadores do projeto.
Boa parte da população tem se adaptado bem a essa nova cultura que tanto beneficia o meio ambiente, as famílias de baixa renda, familiares de presos e egressos prisionais, porém, muitas dúvidas ainda fazem com que as pessoas tenham dificuldades em separar e dar a destinação correta para o lixo doméstico.
Segundo os cooperados da Global Reciclagem, não é difícil separar o lixo, pois, não é necessário ter um recipiente para cada tipo de material. Basta colocar o que é reciclável num recipiente (sacolas ou latas) e o que não é reciclável em outro recipiente
Entende-se por reciclável o lixo seco produzido como: metais, vidros, plásticos e papéis (menos o papel higiênico) e por lixo não reciclável o lixo úmido como restos de alimentos, cascas de frutas, gorduras, ou seja, a matéria orgânica.
Dar destino correto ao lixo reciclável também é muito importante, pois, a coleta seletiva será feita de maneira alternada com a coleta convencional e cada bairro tem o seu dia de passagem. Veja o quadro abaixo:

Dias da Semana///Locais
Segundas e Quintas-feiras
Comércio, Jardim Santa Rosa, Sampaio I e II, Jardim Nogara, Jardim Santa Paula, Jardim Esplanada e Agostinho Franco
Terças e Sextas- Feira
Comércio, Centro, Jardim Miguita e Vila Brasília
Quartas e Sábados
Comércio, São Lourenço de Fátima, Aeroporto, Sonho Meu, Colina Verde, Morada do Sol e Área Verde

Outro fator relevante a se observar é que o lixo deve ser recolhido pela Global Reciclagem através de seus cooperados. Eles sempre se apresentam uniformizados e portando crachás de identificação para sua segurança e para evitar que outras pessoas façam esse serviço em nome do projeto. “Assim você estará exercendo sua cidadania, promovendo a inclusão social de famílias em estado de vulnerabilidade social e melhorando a qualidade de vida no nosso município. Trata-se de uma conta onde todos saem ganhando” – disse Wéliton Cardoso, Coordenador Pedagógico da FUNAP.
Transcrito do Jornal "Diário de Fato"

Inaugurada nova sede da ACIM

Fotos - Fachada Rua das Nações Unidas///Ex-presidentes presentes ganham mimo

Mirandópolis-SP. - Foi inaugurada no primeiro dia de agosto, a partir das 20H00, a nova sede da Associação Comercial e Industrial de Mirandópolis (ACIM), na Rua das Nações Unidas no centro de Mirandópolis.
A noite contou com a presença de vários associados e munícipes em geral.
O evento também contou com a presença dos ex-presidentes que emocionados dirigiram a palavra aos presentes.
O atual presidente da ACIM, Luiz Alberto, trouxe aos presentes a história da mesma e por fim disse da vontade de poder, futuramente, comprar o prédio e aumentar o espaço físico, proporcionando um melhor atendimento ao associado e a população.
Para entrar em contato com a ACIM, ligue.... 0XX18 3701-6791 e conheça o bom atendimento dado pelas funcionárias Teresa e Jacira.
Em breve a ACIM estará trazendo a população um terminal bancário para pagamento de contas de todos os tipos.