sexta-feira, 20 de julho de 2007

AMAI: Oito anos de ajuda ao idoso

Mirandópolis-SP. – Hoje é o Dia do Amigo e para aproveitar a data, nada melhor do que divulgar o trabalho de uma instituição que há anos presta serviços a uma parcela da sociedade por vezes esquecida: o idoso. Independente das grandes ou pequenas cidades, muitas vezes o descaso com a geração que já passou dos 60 anos de idade é grande.
Trabalhando para diminuir esta situação dentro do município está a AMAI (Associação Mirandopolense de Assistência ao Idoso). Comandada por Maria Inês Molina Matins Buzo (Diretora), Aurora Delai (Vice-Diretora), Fliedes Bolso (Tesoureiro) e Roseli Ferres Ferreira (Secretária), a instituição foi inaugurada em 08 de Abril de 1999 e atualmente abriga 24 idosos, dos quais infelizmente 7 encontram-se acamados, devido a complicações em relação a própria idade (muitos já passaram dos 70 anos).
A AMAI recebe idosos na maioria das vezes sem família, abandonados ou sem as condições necessárias de sobrevivência. A faixa etária permitida é acima dos 60 anos e a preferência é por mirandopolenses.
Todos os abrigados recebem periodicamente assistência médica, sendo o quadro clínico composto por fisioterapeutas, psicólogos, dentistas e clínico geral. Além destes profissionais, a Prefeitura disponibiliza outros funcionários, sendo um deles o auxiliar de enfermagem Paulo que trabalha diariamente na instituição prestando atendimentos básicos aos “hóspedes”.
A AMAI também é conhecida como Asilo Benjamim Delai, seu nome de batismo. Colaboram para sua manutenção mensal, a Prefeitura Municipal, o Estado e alguns idosos que recebem aposentadoria. Periodicamente são promovidos pela direção chás beneficentes entre outros eventos.
Como no caso de qualquer instituição beneficente, o Asilo conta para se manter com a ajuda de voluntários. Entre eles estão a APAM (Associação dos Professores Aposentados de Mirandópolis), igrejas e moradores da cidade em geral. A Diretora Maria Inês Buzo, enfatiza que é muito importante a colaboração de todos para dar prosseguimento a este trabalho, cuja finalidade é ajudar o próximo. Quem estiver interessado em participar do quadro de colaboradores pode ir até a AMAI e prontificar-se com uma quantia mensal.
Transcrito do Jornal "Diário de Fato"

Nenhum comentário: